Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Doutor neurocientista diz que ansiedade é algo maravilhoso, se souber usá-la

PhD neurocientista, mestre psicanalista e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu discorda do conceito pejorativo sobre a ansiedade.

28/10/2021 às 16:46 por Redação Plox

A ansiedade é um transtorno que afeta cerca de 19 milhões de brasileiros. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é, inclusive, considerado a sociedade mais ansiosa do mundo. Os sintomas de uma crise de ansiedade variam de pessoa para pessoa, mas podem ser percebidos com a sudorese, a falta de ar, a hiperventilação, a sensação de boca seca, os formigamentos e as náuseas, por exemplo. Por isso, a ansiedade é quase sempre descrita negativamente. Porém, o mestre psicanalista e biólogo Dr. Fabiano de Abreu acredita que o transtorno pode ser olhado com uma visão mais branda. “A ansiedade só é ruim quando não controlada”, afirma.

Para ele, a sensação é como uma potência com um limite e quando este é ultrapassado, pode causar certa confusão. “Primeiro não podemos esquecer que a ansiedade é como uma pendência. Se não existisse, não nos moveríamos para conquistar as metas. Sem contar que a sua natureza é instintiva, para nossa sobrevivência, logo, nunca podemos vê-la como nossa inimiga. Nosso inimigo somos nós mesmos e a falta de capacidade de controlar-se”, defende.

Para o Dr. Fabiano De Abreu, a ansiedade existe dentro de uma ambiguidade constante, em que existem modos de tirar proveito de uma situação que, outrora, só traria prejuízos físicos e emocionais. “A ansiedade acima do limite prejudica o processo de memorização, mas há um ponto linear onde ajuda no processo de memorização”, exemplifica.

Ainda de acordo com ele, existem formas de se aprender a lidar com situações de pico de ansiedade. Primeiramente, deve-se identificar o problema para nomear e racionalizar a sensação; depois, pode-se buscar maneiras de enfrentar o motivo causador da ansiedade, como uma forma de autoconhecimento; também deve-se procurar formas de espairecer, mudar o foco e permitir que a mente se liberte da sensação extrema; por fim, ao superar a crise, é necessário compreender os motivos que levaram a ocorrência e repensar a situação, para que no futuro se tenha melhor controle sobre ela. “Respire fundo, prenda-se a bons pensamentos, distorça o pensamento do que te deixa ansioso e, mediante ao relaxamento momentâneo, ainda ansioso, use o controle através da inteligência emocional, para que sua ansiedade sirva de potência sináptica para concluir melhor suas tarefas”, aconselha o psicanalista.

Compartilhar a notícia

Veja também
ANVISA determina retenção de receita para compra de Ozempic e similares
SAúDE

ANVISA determina retenção de receita para compra de Ozempic e similares

Nova regra para canetas emagrecedoras entrará em vigor em 60 dias e prevê mais controle nas vendas

fabri-1.jpg
SAúDE

Agentes de Endemias de Coronel Fabriciano recebem uniformes

O objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais e transmitir credibilidade para as pessoas que recebem os profissionais

Anvisa interdita fábrica de suplementos por condições insalubres
SAúDE

Anvisa interdita fábrica de suplementos por condições insalubres

Produção irregular levou à proibição de mais de 30 produtos da empresa Ervas Brasillis

Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras
SAúDE

Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras

Educadores são reconhecidos pelo compromisso com a formação cidadã, excelência acadêmica e impacto social, em evento marcado por relatos de superação e agradecimentos

para você
EMPREGO

FSFX recebe currículos para vagas das áreas de hotelaria: higienização, cozinha e lavanderia

Todas as oportunidades são extensivas a pessoas com deficiência, aposentados e primeiro emprego

Foto: Rodrigo Clemente / PBH
EDUCAçãO

Belo Horizonte abre cadastro para vagas restantes em Escolas Municipais

Inscrições online para Educação Infantil, Fundamental e EJA disponíveis até 10 de Janeiro

Nestlé vai cortar 16 mil empregos globais para ampliar economia de custos
GERAL

Nestlé vai cortar 16 mil empregos globais para ampliar economia de custos

Redução atinge áreas administrativas, manufatura e cadeia de suprimentos, com expectativa de economizar R$ 20,4 bilhões até 2027.

sthe matos
FAMOSOS

Influencer é internada na UTI com sangramento no cérebro

Informação foi confirmada no Instagram da digital influencer na madrugada desta terça-feira