Extra

Conjunção entre Lua e Saturno poderá ser observada a olho nu neste fim de semana; saiba como

Fenômeno astronômico será visível entre sexta (28) e sábado (29), com maior destaque no anoitecer de sábado, quando a Lua ficará mais próxima de Saturno no céu

28/11/2025 às 08:19 por Redação Plox

Moradores de diversas cidades poderão acompanhar uma conjunção entre a Lua e Saturno entre a noite desta sexta-feira (28) e sábado (29). Segundo o professor de física Rodrigo Rafa, responsável pelo Clube de Astronomia (Centauri) de Itapetininga (SP), será possível perceber a aproximação visual entre o satélite natural e o planeta ao longo da noite, acima do horizonte.

Fenômeno será visível entre esta sexta-feira (28) e sábado (29), período em que a Lua estará ainda mais próxima de Saturno

Fenômeno será visível entre esta sexta-feira (28) e sábado (29), período em que a Lua estará ainda mais próxima de Saturno

Foto: Divulgação / Clube Centauri.


Melhor horário e direção para observar

O ponto de maior destaque do fenômeno está previsto para sábado (29). Nesse dia, a Lua ficará ainda mais próxima de Saturno ao anoitecer, na direção nordeste do céu, facilitando a observação mesmo para quem não tem experiência em astronomia.

A conjunção será mais evidente e impressionante neste dia. É ideal para observação a olho nu, com binóculos ou para registros fotográficos.

Rodrigo Rafa

Observação a olho nu e sem equipamentos especiais

De acordo com o professor, não é necessário nenhum instrumento específico para acompanhar o fenômeno. Ele destaca que a conjunção é uma boa oportunidade para observar o céu e despertar o interesse pela astronomia observacional.

Simulação do céu observado à meia-noite

Simulação do céu observado à meia-noite

Foto: Divulgação / Clube Centauri.

Por que os anéis de Saturno não serão visíveis


Embora Saturno esteja em destaque ao lado da Lua, seus anéis não poderão ser vistos neste momento. O planeta atravessa uma fase de inclinação orbital em que os anéis ficam posicionados de lado em relação à Terra, o que os torna invisíveis até mesmo com o auxílio de equipamentos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a