Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Golpe do presente de aniversário: falsos entregadores usam maquininha falsa para clonar cartões
Criminosos oferecem supostos presentes de aniversário enviados por remetentes misteriosos e exigem uma taxa na entrega; dispositivo usado no pagamento é um powerbank adaptado para clonar dados bancários
28/11/2025 às 14:47por Redação Plox
28/11/2025 às 14:47
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Falsos entregadores têm aplicado um novo golpe em várias regiões do Brasil, usando a estratégia do “presente de aniversário” para clonar cartões bancários. O alerta foi feito pela Polícia Militar de Minas Gerais nessa quinta-feira (28). Segundo a PM, os criminosos aparecem na porta das vítimas alegando que há uma encomenda enviada por um “remetente misterioso” e exigem o pagamento de uma suposta taxa de entrega. O que parece uma simples formalidade esconde o verdadeiro objetivo do golpe. E atenção: o bando prepara o terreno antes para evitar a desconfiança da vítima. Sabe como? Confira na Live.
A maquininha de cartão utilizada pelos golpistas, na verdade, é um powerbank adaptado para clonar dados bancários. Para concluir a falsa entrega, eles insistem que o pagamento seja feito exclusivamente com cartão, levando a vítima a inserir o cartão no equipamento de clonagem.
Além do prejuízo financeiro, existe também um risco à saúde: muitos desses “presentes” são alimentos, como chocolates, bolos e doces, que podem representar perigo de intoxicação.
Como se proteger do golpe do presente misterioso
Para reduzir o risco de cair nesse tipo de fraude, a orientação é clara: não aceite presentes misteriosos, principalmente quando houver cobrança de qualquer taxa não combinada previamente.
Também é importante desconfiar de entregadores que insistam no pagamento via cartão em situações inesperadas ou sem identificação adequada.
Por fim, recomenda-se compartilhar essas informações com familiares, em especial com pessoas idosas, que podem ser mais vulneráveis a esse tipo de abordagem, ajudando a prevenir novos casos e a inibir a ação dos criminosos.
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia