Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Atuação de escritório ligado a Alexandre de Moraes quintuplica em tribunais superiores após 2017
Levantamento aponta aumento de 463% nos processos conduzidos por Viviane Barci de Moraes e familiares no STF e STJ desde a posse de Alexandre de Moraes, com atuação para grandes empresas e sob regras flexibilizadas sobre parentes de ministros
28/12/2025 às 13:35por Redação Plox
28/12/2025 às 13:35
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Os processos conduzidos pela advogada Viviane Barci de Moraes em tribunais superiores quintuplicaram após a posse do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), em março de 2017. Um levantamento divulgado neste sábado (27) pelo jornal Estado de São Paulo mostra que a atuação dela no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou de 27 para 152 casos nesse período.
Escritório onde trabalha Viviane Brci de Moraes foi contratado pelo Banco Master
Foto: Ricardo Stuckert / PR
De acordo com os dados compilados pelo jornal, o número atual de ações é 5,6 vezes maior do que o registrado nos 16 anos anteriores à chegada de Alexandre de Moraes à cúpula do Judiciário. O levantamento aponta ainda que os novos processos representam um aumento de 463% na atuação do escritório da família Barci de Moraes.
Avanço em STF e STJ ao longo de oito anos
No STF, 22 dos 31 processos com participação de Viviane começaram depois da posse do ministro. No STJ, no mesmo intervalo, esse total chega a 130 de 148 casos com atuação da advogada.
Em parte dessas ações, Viviane atua ao lado dos advogados Giuliana de Moraes e Alexandre Barci de Moraes, filhos do casal. O trio integra o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados.
Carteira de clientes inclui grandes empresas
Entre os clientes de Viviane estão empresas de grande porte e grupos empresariais de diferentes setores. Ela representa, por exemplo, a Santos Brasil, uma das principais operadoras do Porto de Santos, e o empresário brasileiro Jair Antônio de Lima, fundador do Frigorífico Concepción, apontado como um dos maiores do Paraguai. Procurada, a Santos Brasil informou que não vai se manifestar.
A advogada também atua para companhias dos ramos de construção e mercado imobiliário, como a Savoy Imobiliária Construtora e a Centerleste Empreendimentos Comerciais.
Regras para atuação de parentes de ministros
A legislação brasileira permite a atuação de familiares de ministros como advogados em processos que tramitam no STF. As normas, porém, vedam que o magistrado julgue ações em que parentes atuem diretamente, o que obriga a declaração de suspeição e o afastamento do caso.
Em 2023, o STF flexibilizou esse entendimento ao decidir que juízes podem julgar processos em que as partes sejam clientes de escritórios de advocacia dos quais participem cônjuges ou parentes, desde que a parte seja representada por outra banca na ação específica em julgamento.
Escritório não responde a questionamentos
A reportagem da Itatiaia tentou contato com o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.