Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PF intensifica investigações de espionagem na Abin e apreende equipamentos de ax-assessor de Ramagem

Operação vigilância aproximada realiza buscas em vários estados, incluindo endereços ligados a Carlos Bolsonaro

29/01/2024 às 17:38 por Redação Plox

Na última segunda-feira (29), a Polícia Federal (PF) realizou uma série de operações em diferentes estados do Brasil, apreendendo dez celulares, três computadores, uma arma de fogo e um HD externo na residência de Giancarlo Gomes Rodrigues, em Salvador, Bahia. Rodrigues, militar e ex-assessor de Alexandre Ramagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é um dos focos da operação Vigilância Aproximada, que investiga um suposto esquema de espionagem ilegal ocorrido durante a administração de Jair Bolsonaro na Abin.

 

Foto: Divulgação/PF

Esta etapa da operação também teve como alvo o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. As buscas foram realizadas na residência de Carlos no Rio, em seu gabinete na Câmara Municipal e em uma casa em Angra dos Reis, onde ele estava com seu pai e irmãos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Brasília, Goiás e Bahia, com o intuito de "avançar no núcleo político" do suposto esquema ilegal de espionagem. Em nota, a PF destacou que o objetivo é identificar os principais destinatários e beneficiários das informações obtidas ilegalmente.

Esta operação é um desdobramento da operação Última Milha, iniciada em outubro de 2023. Alexandre Ramagem, atualmente deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro e pré-candidato à Prefeitura do Rio, também foi um dos alvos das investigações. A PF aponta que a espionagem ocorreu durante a gestão de Ramagem na Abin, com o uso da ferramenta FirstMile para monitorar opositores do governo Bolsonaro, incluindo ministros do STF, políticos e jornalistas, sem autorização judicial.

Em entrevista à GloboNews, Ramagem chamou a operação de "salada de narrativas", alegando falta de provas concretas: “O que nós vemos é uma salada de narrativas, inclusive antigas e já superadas, para imputar negativamente, criminalmente no nome da gente sem conjunto probatório", declarou.

Compartilhar a notícia

Veja também
Rosa Weber
POLíTICA

Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Apesar da manifestação da ministra, o julgamento virtual foi suspenso por um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso para levar o processo para análise do plenário presencial. A data da retomada do julgamento não foi definida

POLíTICA

Dia Nacional do Funk é instituído; Lula ressalta reconhecimento merecido

Presidente destaca a relevância cultural e social do gênero nascido nas periferias

palacio
POLíTICA

Entenda como funciona a transição de governo

Lei obriga o governo a passar informações sobre a administração

zanin
POLíTICA

Lula indica seu advogado ao STF

A expectativa pela indicação vem desde a transição de governo

para você
Médica de Juiz de Fora é afastada após sugerir facada contra Nikolas Ferreira
POLíCIA

Médica de Juiz de Fora é afastada após sugerir facada contra Nikolas Ferreira

Publicação ocorreu no dia da visita do deputado ao hospital, quando entregou emenda de R$ 500 mil

remédio
SAúDE

Uso inadequado de remédios para emagrecer pode causar sérios danos à saúde, diz especialista

Especialista da Fundação São Francisco Xavier alerta para os perigos do uso destas medicações por quem não tem indicação médica

tubarão
LAZER

"O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar" faz única apresentação em Ipatinga

O musical tem formato audiovisual, o que permite ao público conferir projeções, em meio a um cenário que conta com três atores e 10 mascotes

Arena MRV será 1ª do Brasil a receber Selo Procel de eficiência energética
ESPORTES

Arena MRV será 1ª do Brasil a receber Selo Procel de eficiência energética

Estádio do Atlético será pioneiro entre os clubes nacionais ao conquistar selo que reconhece construções com alto desempenho energético