Temporais e calor marcam última semana de janeiro em grande parte do Brasil
Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste enfrentam tempo instável, com chuva forte, rajadas de vento e risco de temporais típicos de verão em diversas áreas do país
29/01/2026 às 10:02por Redação Plox
29/01/2026 às 10:02
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quinta-feira (29/1), grande parte do Brasil segue em alerta para chuvas fortes, risco de temporais e calor. A tendência é que toda a última semana de janeiro de 2026 seja marcada por temporais típicos de verão, com instabilidades espalhadas pelo país.
As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste enfrentam condições de tempo instável, com previsão de volumes elevados de chuva e rajadas de vento em vários pontos.
Segundo o Climatempo, o país mantém risco de temporais com rajadas de vento e temperaturas elevadas em várias regiões
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Risco de temporais avança pelo Sul
Segundo o Climatempo, a manhã desta quinta-feira começa com chuvas fracas no litoral da Região Sul. Já o norte, o noroeste e o interior do Paraná têm indicativo de pancadas mais fortes, acompanhadas de trovoadas.
Ao longo do dia, a chuva tende a ganhar força e acende o alerta para temporais e altos acumulados no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, principalmente no leste e no litoral.
À tarde, a instabilidade se espalha por mais áreas do Rio Grande do Sul, alcançando também a região de Porto Alegre.
Sudeste tem chuva forte e temporais isolados
Na Região Sudeste, a maior parte dos estados já amanhece sob ameaça de chuva. No oeste e no noroeste de São Paulo, a previsão aponta para pancadas mais intensas desde as primeiras horas do dia.
No fim da manhã, as instabilidades tendem a se intensificar em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, com alerta para ocorrência de temporais.
No Espírito Santo e no Nordeste de Minas Gerais, a previsão é de chuva fraca, intercalada com períodos de sol.
Centro-Oeste tem pancadas fortes e risco de temporais
Na Região Centro-Oeste, a previsão indica pancadas moderadas no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso, enquanto o sul de Mato Grosso do Sul deve registrar chuvas fracas e isoladas pela manhã.
Entre o fim da manhã e a tarde, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica em Mato Grosso e em Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a combinação de baixa pressão no Paraguai e de um cavado em médios níveis da atmosfera favorece chuva de moderada a forte, com risco de temporais nas regiões leste, nordeste e sudeste do estado.
Nordeste tem chuva forte no interior e no litoral norte
No Nordeste, o litoral norte começa o dia com chuva, com previsão de aumento de intensidade ao longo da manhã no sul e no interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará.
À tarde, a precipitação se torna mais intensa e se espalha por outras áreas da região, com risco de temporais em Maranhão, Piauí e Ceará.
No litoral norte da Bahia, a previsão é de chuvas moderadas, enquanto no sul de Sergipe a chuva deve ser mais fraca.
Norte segue sob forte instabilidade atmosférica
Na Região Norte, as condições de instabilidade são mantidas pela atuação do anticiclone Alta da Bolívia, associada ao calor e à elevada umidade.
Estados como Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins têm previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
Com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Amapá registra maior chance de temporais, com chuva mais frequente e localizada.