Operação contra tentativa de resgate em presídio de Eunápolis termina com oito mortos e PM baleado
Ação integrada das polícias Militar e Civil frustra plano de resgate de detentos em presídio de Eunápolis; suspeitos foram localizados em área de mata e morreram após troca de tiros
29/01/2026 às 12:29por Redação Plox
29/01/2026 às 12:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Oito suspeitos morreram e um policial militar ficou ferido durante um confronto em uma operação integrada das polícias Militar e Civil, na manhã desta quinta-feira (29), nas proximidades do Rio Jequitinhonha, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
Foram apreendidos carregadores, armas e munições
Foto: Polícia Civil
A ação teve como objetivo impedir a atuação de um grupo criminoso que se articulava para tentar resgatar detentos do presídio do município. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as identidades dos suspeitos.
Confronto em área de mata fechada
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes das duas forças de segurança localizaram e interceptaram o grupo em uma região de mata fechada, no bairro Renovação, por volta das 5h30.
Oito suspeitos morrem e policial militar é baleado durante operação contra tentativa de resgate de presos em Eunápolis
Foto: SSP-BA
No local, foram encontrados armas, carregadores e munições. O material foi apreendido pelas equipes que participaram da ação.
Ainda segundo a SSP, durante o cerco houve troca de tiros, e oito integrantes do grupo foram atingidos.
Os suspeitos chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos. Informações iniciais indicam a possível participação de traficantes do Rio de Janeiro entre os envolvidos na ocorrência.
Policial ferido e reforço na segurança
Durante a operação, um policial militar da Rondesp Sul foi baleado na perna. Ele foi socorrido e permanece internado.
A SSP informou que as ações ostensivas e de inteligência seguem reforçadas em toda a região, com foco no combate a facções criminosas e na prevenção de novas investidas contra o sistema prisional.