Tarcísio descarta Presidência em 2026 e declara apoio a Flávio Bolsonaro
Governador de SP reafirma foco na reeleição, mantém alinhamento ao bolsonarismo e defende convergência futura da direita em torno do nome mais viável ao Planalto
29/01/2026 às 17:05por Redação Plox
29/01/2026 às 17:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (29/1) que seguirá focado na gestão paulista e que pretende disputar a reeleição em 2026. Ao mesmo tempo, declarou apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, em sinal de alinhamento ao grupo político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A manifestação ocorreu após visita ao ex-chefe do Executivo, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Aliados de Bolsonaro criticaram Tarcísio após governador curtir comentário da primeira-dama de SP sobre ele ser um bom "novo CEO” para o país
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Tarcísio reforça foco em São Paulo e plano de longo prazo
Segundo o governador, a ida ao presídio teve como objetivo demonstrar “solidariedade” a Jair Bolsonaro e reafirmar a coesão do campo bolsonarista. Tarcísio afastou, mais uma vez, qualquer especulação sobre uma candidatura própria ao Planalto neste momento e insistiu que está comprometido com um projeto de longo prazo em São Paulo, que inclui a tentativa de reeleição.
Ele reiterou que não trabalha com outro cenário eleitoral que não seja permanecer no governo estadual em um eventual segundo mandato, enfatizando o compromisso com a agenda de gestão já em curso.
Apoio a Flávio Bolsonaro e unidade da direita
Ao comentar o cenário nacional, Tarcísio defendeu que o grupo político de direita precisa construir respostas conjuntas para a situação fiscal do país e sinalizou que pretende repetir o papel de aliado estratégico que desempenhou em 2022, quando atuou de forma ativa na campanha presidencial.
Ao lado do vereador Carlos Bolsonaro, que não falou com a imprensa, o governador destacou que a prioridade do momento é fortalecer a candidatura presidencial do campo conservador e consolidar o nome de Flávio Bolsonaro como referência desse projeto.
Conversa sobre Ronaldo Caiado e movimentação partidária
Durante o encontro com Jair Bolsonaro, Tarcísio contou ter abordado a recente filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD, após sua saída do União Brasil. De acordo com o relato do paulista, o ex-presidente avaliou a movimentação de forma positiva e vê em Caiado um quadro que agrega força à articulação política da direita.
Presidente elogiou Caiado para mim. Tem consideração por ele e entende que soma.Tarcísio de Freitas
Disputa interna e expectativa de convergência
Para Tarcísio, a existência de mais de uma pré-candidatura dentro do espectro político de direita não é necessariamente um fator de fragmentação. Na avaliação do governador, o processo eleitoral tende a levar a uma convergência em torno do nome com maior viabilidade, preservando a unidade do grupo nas fases decisivas da disputa.
Ele reforçou que a meta é chegar às eleições presidenciais com o campo conservador organizado, competitivo e com capacidade de se unir em torno de um projeto comum, mantendo a coesão entre lideranças, como Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado, e a influência política de Jair Bolsonaro mesmo durante o período em que permanece preso.