Loja de roupas é interditada por vender canetas emagrecedoras irregulares em Pouso Alegre

Vigilância Sanitária apreende frascos de Tirzepatida fabricados no Paraguai, sem registro na Anvisa, e empresário é preso em flagrante por suspeita de crimes ligados a produtos terapêuticos

29/01/2026 às 10:01 por Redação Plox

A Vigilância Sanitária Municipal de Pouso Alegre interditou uma loja de roupas após encontrar no local canetas emagrecedoras sendo comercializadas de forma irregular. A irregularidade foi identificada a partir de uma denúncia anônima, que motivou uma vistoria no estabelecimento.

Medicamento apreendido na loja

Medicamento apreendido na loja

Foto: Visa PA


Medicamento sem registro e risco à saúde

Durante a fiscalização, os agentes localizaram diversos frascos do medicamento Tirzepatida, fabricados no Paraguai. O produto não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, tem a venda proibida em todo o território brasileiro. A loja foi imediatamente interditada e os medicamentos, apreendidos, com comunicação imediata à Polícia Civil.

Em nota, a Vigilância Sanitária de Pouso Alegre ressaltou que a comercialização, o armazenamento ou a distribuição de medicamentos sem registro na Anvisa, especialmente em estabelecimentos sem autorização sanitária, constitui infração grave e representa risco à saúde pública. O órgão alerta ainda que o consumidor que compra esse tipo de caneta emagrecedora de forma irregular pode estar utilizando um produto que chegou ao país sem condições adequadas de uso.

Empresário é preso em flagrante

A Polícia Civil prendeu em flagrante o empresário responsável pela loja, suspeito de vender os medicamentos ilegais. Ele foi encaminhado ao sistema prisional de Pouso Alegre e deverá responder a processo por crimes de falsificação, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais.

Medicamento apreendido na loja

Medicamento apreendido na loja

Foto: Visa PA


De acordo com as autoridades, as investigações continuam para apurar todos os detalhes e responsabilidades envolvidos no caso.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a