Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

RJ: Mapa Social do Corona mostra como pandemia afetou ensino público

Impactos foram concentrados em favelas e áreas da periferia

29/03/2023 às 12:57 por Redação Plox

O ensino remoto, adotado durante a pandemia de covid-19, causou impactos no ensino público municipal do Rio de Janeiro, especialmente no ensino fundamental, em áreas da periferia. É o que mostra o 15º Mapa Social do Corona, última edição da publicação, elaborada pelo Observatório de Favelas.

O coordenador do eixo de Políticas Urbanas do Observatório de Favelas, Aruan Braga, disse à Agência Brasil que o boletim reforçou o fato de a educação ser uma das áreas onde os impactos da pandemia foram concentrados nas favelas e nas periferias. “A partir da educação, entendendo os impactos medidos pelo Mapa Social do Corona, a gente identificou como em algumas favelas do Rio o impacto da pandemia teve influência muito significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do governo federal, por exemplo”, afirmou Braga.

Foram selecionadas para o estudo a Cidade de Deus, na zona oeste; a Rocinha, na zona sul; e o Complexo da Maré, na zona norte. O levantamento baseou-se em dados do Ideb de 2019 e 2021. O primeiro ano foi escolhido por ser o último antes da chegada da pandemia ao Brasil, enquanto 2021 é citado por ter sido o de maior número de casos e mortes pela doença.

Desempenho
O estudo comparou o desempenho dos alunos da Maré com os da Tijuca. Em 2019, os estudantes tiveram média parecida, com os mareenses atingindo 5,4 e os tijucanos, 5,7. Em 2021, embora a média ainda fosse próxima, a diferença teve leve aumento, com os alunos da Maré tendo 5,1 de média e os da Tijuca, 5,5.

A situação de disparidade também ocorreu na Rocinha, se comparada a Copacabana, e na Cidade de Deus em relação à Barra da Tijuca. No primeiro caso, a diferença em 2019 era de 0,8, sendo que a Rocinha tinha média de 5,6 e Copacabana, 6,4. Dois anos depois, o intervalo aumentou para 1,3, com a Rocinha apresentando média de 5,2, (queda de 0,4), e Copacabana evoluindo para 6,5.

Outro exemplo, na zona oeste, confirma como alunos de áreas periféricas enfrentaram problemas na educação durante o auge da pandemia. A Barra da Tijuca caiu de 6,7 (2019) para 6,5 (2021), enquanto estudantes da Cidade de Deus tiveram queda de rendimento de 5,4 para 4,6.

O mapa confirma que os bairros com renda per capita (por indivíduo) maior mantiveram o mesmo índice dos anos anteriores mas, na Rocinha e na Cidade de Deus, a taxa caiu, e a Maré conseguiu manter valores similares.

Foto: divulgação

 

Sociedade civil
De acordo com relatos de moradores da Maré, a sociedade civil teve papel fundamental nesse período da pandemia, trazendo inovações para a educação inclusive, pensando novas formas de acesso à internet, de disponibilidade de equipamentos, formas alternativas de transmitir o conteúdo além da sala de aula, que foi o grande desafio ao longo da pandemia, indicou Aruan Braga. “Embora a gente tenha confirmação de que a educação é mais um dos elementos que confirmam o aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia, também tivemos experiências nas favelas, nas periferias, que enfrentaram o aumento dessas desigualdades e conseguiram sucesso. O caso da Maré é um exemplo muito importante”.

Entre os relatos de pessoas que viveram essa realidade, Braga destacou os que incluíram desde o pagamento de uma taxa direcionada ao acesso à internet, a distribuição de equipamentos como tablets para os alunos da rede municipal moradores da Maré, e aulas de reforço e complemento escolar, além da própria cessão de material impresso que organizações civis fizeram na área. “Foram estratégias que conseguiram ter sucesso ali”.

O coordenador reforçou o papel do território popular, da sociedade civil e dos moradores para enfrentar a situação de desigualdade. Em alguns casos, conseguiram ter sucesso e mostram caminhos importantes no sentido de como a educação pode ser qualificada com a participação dos moradores, afirmou.

Novidade
O estudo destaca que o ensino remoto foi considerado uma novidade e um desafio para a maioria da comunidade escolar, uma vez que a educação básica é oferecida, majoritariamente, na modalidade presencial. A necessidade de rápida adequação escolar diante do cenário pandêmico não garantiu boa adaptação por parte dos alunos moradores de regiões periféricas, devido à dificuldade ou falta de acesso à internet, a aparelhos eletrônicos ou material de apoio não adequado.

O Mapa Social do Corona é uma realização do Observatório de Favelas, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto foi contemplado na Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. 

Compartilhar a notícia

Veja também
Aberto processo seletivo para cadastro reserva de professores em MG
EDUCAçãO

Aberto processo seletivo para cadastro reserva de professores em MG

SEE/MG recebe inscrições até 28 de abril para contratação temporária de Professores da Educação Básica

Fundação Aperam abre inscrições para Prêmio Educador Integrador no Vale do Aço
EDUCAçãO

Fundação Aperam abre inscrições para Prêmio Educador Integrador no Vale do Aço

Profissionais da rede pública do Vale do Aço e do Jequitinhonha podem se inscrever até 22 de setembro; vencedores receberão premiação em dinheiro

Fabriciano oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede municipal
EDUCAçãO

Fabriciano oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede municipal

Ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação prevê mais de 7 mil atendimentos e distribuição gratuita de óculos para estudantes

 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
EDUCAçãO

Resultados do Enem 2023 serão anunciados hoje pelo MEC

Notas estarão disponíveis a partir das 9h; espelho das redações será liberado em 90 dias

para você
Censo 2022
EMPREGO

IBGE abre novo processo seletivo com mais de 8 mil vagas para Censo 2022

As inscrições começam hoje e vão até a próxima sexta-feira (16)

Evento 'Tardezinha Desconecta' promete reunir famílias em Ipatinga
LAZER

Evento 'Tardezinha Desconecta' promete reunir famílias em Ipatinga

Com atividades gratuitas e incentivo à interação presencial, o encontro busca afastar crianças das telas

Carrapato estrela - causador da Febre Maculosa
SAúDE

Febre Maculosa: uma séria ameaça à saúde que requer atenção

O diagnóstico da febre maculosa é baseado nos sintomas clínicos e no histórico do paciente, especialmente se houve exposição a áreas de risco para a presença de carrapatos.

Michelle Bolsonaro acompanha julgamento do marido na sede do PL
POLíTICA

Michelle Bolsonaro acompanha julgamento do marido na sede do PL

Ex-primeira-dama se une à cúpula do partido enquanto julgamento por tentativa de golpe tem início no STF