Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Em meio à pandemia do coronavírus, Brasil registra mais de 600 mil casos de dengue

Ministério da Saúde registra 221 óbitos em decorrência da doença; outros 208 estão em investigação

29/04/2020 às 11:18 por Redação Plox

Mesmo com o crescente número de casos da Covid-19 no Brasil, a população não pode esquecer de um velho conhecido: o mosquito Aedes aegypt. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até o momento, 603.951 casos prováveis de dengue. A taxa de incidência da doença é de 287,4 por 100 mil habitantes.

Em relação aos casos fatais, o Ministério da Saúde registrou 221 mortes. Outros 208 óbitos em quatro regiões do país permanecem em investigação. 

dengue 6Foto: Agência Brasil
 

A taxa de letalidade por dengue foi maior entre os idosos a partir dos 60 anos, que representam 58,4% das vítimas fatais. Dentro dessa categoria, os mais acometidos foram aqueles com 80 anos ou mais.

Entre os quatro sorotipos da doença, o tipo 2 foi predominante no país, com exceção da região Nordeste, onde o tipo 1 foi mais comum. Houve ainda registro de circulação simultânea de três dos sorotipos da doença em alguns estados, como em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. 

Boa parte dos criadouros, segundo o Ministério da Saúde, está dentro das residências. “O mosquito pode completar o seu ciclo de reprodução, da eclosão do ovo até o inseto adulto, em dez dias. Então, a gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro dos domicílios”, explica o coordenador-geral em Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Said.

Dados regionais

Segundo o Ministério da Saúde, entre as regiões do Brasil, o Centro-Oeste é a que apresenta maior incidência de dengue. São 709,5 casos por 100 mil habitantes, e 15.631 registros confirmados da doença nos quatro estados que compõem a região. 

Mato Grosso do Sul tem quase 41 mil casos confirmados. Goiás tem cerca de 31,5 mil, Mato Grosso já registrou 22 mil ocorrências de dengue, e, por último, aparece o Distrito Federal, com 20,6 mil casos.

Na região Sul, o Paraná é o líder nacional em número de casos confirmados, com 202 mil. Está muito à frente dos outros estados da região. O Rio Grande do Sul tem cerca de 2,2 mil confirmações de dengue, enquanto Santa Catarina tem 3.142.

content WhatsApp Image 2020-04-28 at 14.30.39

No Nordeste, a Bahia se distancia dos demais estados. São mais de 21 mil casos em território baiano. Ceará aparece na segunda colocação da região, com 7 mil registros. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba tem, respectivamente, 5 mil; 3,5 mil; 1,8 mil; e 1,7 mil casos confirmados.

Alagoas (614), Piauí (505), e Sergipe (247), são alguns dos poucos estados que apresentam menos de mil ocorrências de dengue.

Já na região Norte, o Amapá tem o número mais baixo de casos. São 42, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O Acre tem a maior incidência de dengue da região, com 4 mil registros. Na sequência aparecem o Amazonas (3.510), o Pará (3.024), Rondônia (2.100), Tocantins (1.565), e Roraima (524). 

Zika e chikungunya 

O mosquito Aedes aegypt também é responsável pela transmissão da Zika. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que, até o momento, há 2.058 casos prováveis da doença no Brasil. 

Assim como no cenário da dengue, a região Centro Oeste tem a maior taxa de incidência entre as cinco regiões do país – 1,9 casos por 100 mil habitantes. A média é maior do que a nacional, que é de 1 caso por 100 mil habitantes.

Além da dengue e da Zika, o Aedes aegypt transmite ainda o vírus da chikungunya. Segundo a pasta da Saúde, foram notificados 17.636 casos prováveis da doença no país em 2020. O estado da Bahia concentra 28,9 % das ocorrências de chikungunya do Brasil, o Espírito Santo reúne 22,6% das notificações e o Rio de Janeiro tem 16,6% dos casos. 

“Nós estamos no início da sazonalidade de doenças respiratórias. Então é natural que a gente tenha uma sobreposição da epidemia de coronavírus, com a epidemia de influenza, com a epidemia de dengue, chikungunya, Zika”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. 

content WhatsApp Image 2020-04-28 at 11.28.50

Dengue e Covid-19

Com a quarentena vigente em grande parte do país, os cuidados em casa com possíveis criadouros precisam ser reforçados. “O mosquito Aedes aegypt é um mosquito domiciliar. Ele fica dentro habitações, construções, galpões, locais comerciais. Com o isolamento social, as pessoas ficaram mais expostas ao mosquito”, ressalta o médico infectologista do Hospital das Forças Armadas de Brasília, Hemerson Luz.

Deve-se ficar atento também aos sintomas de cada doença. Dengue e Covid-19 tem alguns pontos em comum, como febre, fadiga e cansaço. “O que se pode diferenciar entre os dois quadros são os sintomas respiratórios, como a falta de ar, a tosse seca, a coriza, que são usualmente comuns nos casos da Covid-19”, diz o doutor Hemerson Luz.

Por Agência Rádio.

Compartilhar a notícia

Veja também
Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
SAúDE

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos

​Falta dos insumos é maior preocupação do Estado para manter leitos de UTI abertos; nova remessa de vacinas também está prevista

doença.jpg
SAúDE

Minas Gerais registra surto de sarampo, com 29 casos confirmados

Em apenas oito dias, a quantidade de afetados pela doença teve elevação de 44% no estado

cérebro
SAúDE

Software de inteligência artificial que permite salvar vidas de vítimas de AVC no Mater Dei

29 de Outubro, data mundial de prevenção ao mal que mais mata adultos, é momento para fortalecer mensagens de educação em saúde

Retirada de preservativo sem consentimento: Justiça de SP autoriza aborto legal
SAúDE

Retirada de preservativo sem consentimento: Justiça de SP autoriza aborto legal

Tribunal paulista equipara 'stealthing' à violência sexual e obriga hospital a realizar procedimento

para você
Escola de Música TOM celebra 31 anos com espetáculo no Parque Ipanema
LAZER

Escola de Música TOM celebra 31 anos com espetáculo no Parque Ipanema

Apresentações reuniram coral, banda e instrumentos diversos em noite de homenagem à MPB em Ipatinga

Prédio desaba e deixa três feridos na Zona Sul do Rio
GERAL

Prédio desaba e deixa três feridos na Zona Sul do Rio

Estrutura cedeu na Rua Ramon Franco, na Urca; vítima em estado grave está no centro cirúrgico

O Vale do Aço além do aço: conheça os pontos turísticos das Cidades do Aço
LAZER

O Vale do Aço além do aço: conheça os pontos turísticos das Cidades do Aço

Região surpreende com atrações naturais, culturais e históricas em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e arredores

América
ESPORTES

América-MG vence Nova Iguaçu no primeiro jogo da Copa do Brasil

Time mineiro saiu na frente, sofreu o empate, mas conseguiu a vitória nos acréscimos