Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Observatório da Covid-19 aponta queda de casos e mortes no país

Boletim da Fiocruz destaca, porém, que níveis continuam críticos

29/04/2021 às 12:25 por Redação Plox

O boletim extraordinário do Observatório Covid-19, divulgado nesta quarta-feira (28 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta queda no número de casos e de óbitos e redução das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos.

No entanto, os níveis permanecem em patamares críticos, e a taxa de letalidade preocupa. Os dados comparativos mostram que, no fim do ano passado, esse indicador em 2%, mas aumentou para 3% na Semana Epidemiológica 11 (14 a 20 de março) e, na última semana, subiu para 4,4%. A análise do boletim é referente à Semana Epidemiológica 15, período entre 18 e 24 de abril.

Segundo o boletim, o número de casos confirmados diminuiu à taxa de 1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos pela doença caiu 1,8 % ao dia, “mostrando tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção, da epidemia”.

Quanto à taxa de ocupação de leitos, chamam a atenção a queda nos estados de Rondônia (de 94% para 85%) e do Acre (de 94% para 83%), ainda que ambos continuem na zona de alerta crítico; a passagem de Alagoas da zona de alerta crítico para a de alerta intermediário (de 83% para 76%); e a saída da Paraíba da zona de alerta (de 63% para 53%).

De acordo com os pesquisadores do Observatório Covid-19, o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números muito mais elevados de casos graves e de óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. “Esse conjunto de indicadores, que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo das próximas semanas.”

Diante desse cenário, os responsáveis pelo estudo alertam que a flexibilização sem um controle rigoroso das medidas de distanciamento físico e social pode retomar o ritmo de aceleração da transmissão, com a “produção” de novos casos, vários deles graves, e elevação das internações e taxas de ocupação de leitos.

“A integração entre atenção primária à saúde e a vigilância em saúde deve ser intensificada para otimizar os processos de triagem de casos graves, seu encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos para medidas de proteção e quarentena. Além disso, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, acrescentam os pesquisadores.

Compartilhar a notícia

Veja também
EN-(3).jpg
SAúDE

Usiminas e FSFX alertam sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Outubro Rosa

Casos de febre maculosa avançam em Minas e quatro mortes são confirmadas
SAúDE

Casos de febre maculosa avançam em Minas e quatro mortes são confirmadas

Cidade de Caeté decreta emergência e suspende aulas após aumento de notificações; total de casos confirmados no estado chega a 29

dnite.jpg
SAúDE

DNIT realiza atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde na BR-381

As atividades foram realizadas nos canteiros e nas frentes de obras das construtoras responsáveis pelos lotes 3.1 e 7

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico
SAúDE

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico

Disfunções na musculatura pélvica afetam urina, ereção e intestino, e ainda são pouco reconhecidas pelos homens

para você
POLíTICA

Dívida de MG: Zema aguarda Lula sancionar Propag como nova aposta para quitar débito com a União

Minas deve migrar do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o Propag, programa que promete condições mais vantajosas para o pagamento das dívidas estaduais

imagen.jpeg
GERAL

Polícia Ambiental “invade” aniversário de 6 anos e emociona em Ipatinga 

Os policiais do meio ambiente contaram ao PLOX que também se emocionaram com a homenagem

Vinícius Jr
ESPORTES

Vinícius Jr é alvo de ataque racista por dança em comemoração

Empresário Pedro Bravo afirmou que o jogador brasileiro tem que “deixar de fazer papel de macaco”

Alunas de Minas Gerais ganham destaque internacional ao participarem de projeto com astronautas da Space X
EDUCAçãO

Alunas de Minas Gerais ganham destaque internacional ao participarem de projeto com astronautas da Space X

Únicas brasileiras selecionadas, estudantes de Uberlândia fazem parte de grupo global que entrevistará tripulação da missão Fram2