Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Projeto de lei busca reconhecer vira-lata caramelo como patrimônio cultural imaterial do Brasil
Uma proposta que celebra a diversidade
29/04/2023 às 13:24por Redação Plox
29/04/2023 às 13:24
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados visa reconhecer o "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial do Brasil. A proposta, de autoria do deputado Felipe Becari (União Brasil-SP), destaca a popularidade e a diversidade da raça como um exemplo da riqueza cultural brasileira.
Defesa dos animais e conscientização
O parlamentar, um defensor da causa animal, afirma que a iniciativa surgiu das dificuldades enfrentadas por organizações que lutam pelos direitos dos animais. "Fui eleito pelas pessoas que amam o meio ambiente e os animais. As questões de abandono e de maus-tratos precisam ser enfrentadas no país, e o Parlamento é o espaço adequado para essas discussões", comenta o deputado.
Tramitação na Câmara dos Deputados|
Foto: Agência Brasil
O projeto foi protocolado em 14 de abril e aguarda a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para determinar as comissões em que será debatido. "Temos de fomentar as adoções. Apenas no instituto que apoio, temos quase mil animais à espera de um lar. Assim, a ideia é reforçar a cultura da adoção e o fim do preconceito contra os animais sem raça definida", completa Becari.
Relatos de adoção e defesa do vira-lata caramelo
Dudu Lessa, designer gráfico de Brasília, é tutor de dois vira-latas caramelo, Chico e Caetano, ambos adotados. Ele concorda com as características descritas no projeto de lei, que os define como simpáticos, carinhosos, divertidos e leais.
Os vira-latas caramelo são conhecidos por enfrentarem dificuldades para serem adotados e por sofrerem mais violência nas ruas. Dudu Lessa defende o reconhecimento da raça como patrimônio, alegando que isso poderia ajudar a reduzir o preconceito, a violência e os maus-tratos que esses animais enfrentam.
A campanha pelo vira-lata caramelo
Em 2020, quando o Banco Central anunciou a criação da cédula de R$ 200, houve mobilização na internet para que o vira-lata caramelo fosse o ícone da nova nota. Apesar da campanha não ter sido bem-sucedida, a iniciativa gerou debates e conscientização sobre a valorização dessa raça de cães no Brasil.