PF deflagra operação nacional contra abuso sexual infantil e cumpre 159 mandados
Ação ocorre nesta terça (28) em todos os estados e no DF, com 16 mandados de prisão e foco em identificar e prender suspeitos de crimes contra crianças e adolescentes.
Uma operação da Polícia Militar (PM) terminou com a morte de um homem e uma mulher no início da noite desta terça-feira (28), no bairro Veloso, em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a corporação, os dois eram suspeitos de envolvimento no roubo de um policial militar de folga, que foi baleado após reagir.
A ação tinha como objetivo prender o criminoso que atirou no agente e roubou a arma dele horas antes, na mesma cidade. Uma câmera de segurança registrou o assalto.
Policial militar de folga é baleado por falso entregador durante assalto em Osasco, na Grande São Paulo
Foto: Reprodução
A arma do policial foi levada na manhã de terça-feira, na Rua José Yoshue Yamamoto, no bairro Novo Osasco. Nas imagens, o criminoso aparece usando capacete e mochila de entrega. Ele estaciona a moto, se aproxima da vítima — que estava na calçada, sem uniforme — e anuncia o assalto apontando uma arma.
O policial, que também estava armado, faz menção de reagir. Nesse momento, o criminoso atira contra ele e foge levando a arma da vítima.
O PM baleado foi socorrido e encaminhado de ambulância ao Hospital das Clínicas, na capital paulista, onde seguia internado até esta quarta-feira (29). O estado de saúde não foi divulgado.
Ainda na terça, já à noite, policiais receberam informações do Centro de Operações da PM (Copom) de que o suspeito e a arma roubada estariam no Condomínio Espanha, na Rua Sarah Veloso, no bairro Veloso, em Osasco.
O endereço fica a cerca de 2 quilômetros de onde o policial de folga foi baleado e roubado. Segundo a corporação, a região é conhecida como ponto de tráfico de drogas.
Ao chegarem ao local, os agentes afirmaram ter encontrado um casal suspeito, que fugiu para uma área de mata. Diante da situação, foi solicitado reforço, e equipes do canil da PM passaram a atuar nas buscas.
Durante a incursão, os policiais localizaram o homem — que, segundo eles, estava armado — e a mulher. Ainda de acordo com os agentes, o suspeito não obedeceu à ordem de rendição e apontou a arma na direção da equipe, que reagiu com disparos.
O homem e a mulher foram atingidos e levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Conceição, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. As identidades deles não haviam sido confirmadas pela PM até a última atualização.
A ocorrência foi encaminhada ao 2º Distrito Policial (DP) de Osasco. A Polícia Civil registrou o caso como mortes decorrentes de intervenção policial, tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
No local, a perícia da Polícia Técnico-Científica apreendeu com o homem baleado uma pistola calibre 9 mm com numeração raspada, além de munições. Ainda não há confirmação de que ele seja o mesmo criminoso que atirou no policial horas antes. A arma roubada do agente não foi localizada.
Também foram apreendidos uma mochila com porções de drogas, dinheiro e um celular que estava com a mulher.
As armas dos policiais envolvidos foram recolhidas para perícia. Segundo a PM, os agentes utilizavam câmeras corporais, e as imagens das bodycams devem auxiliar na apuração do caso.
A investigação será conduzida pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Osasco. Inicialmente, o caso é tratado como legítima defesa por parte dos policiais que participaram da ação.
nenhum policial foi baleado, embora um agente tenha sofrido uma lesão no tornozelo Secretaria da Segurança Pública (SSP)