Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Saúde digestiva: pequenos hábitos fazem grande diferença no bem-estar; especialista traz dicas

Dr. Rodrigo Lovatti, médico da FSFX orienta sobre sinais de alerta e cuidados essenciais para manter o sistema digestivo saudável

29/05/2025 às 20:25 por Redação Plox

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Digestiva, celebrado em 29 de maio, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reforça a importância da adoção de hábitos simples que geram grandes impactos na saúde do sistema digestivo. A data visa ampliar a conscientização sobre o cuidado com o aparelho digestivo, responsável por funções essenciais como a absorção de nutrientes, o fortalecimento da imunidade e até a produção de substâncias que influenciam o humor.


Segundo o médico gastroenterologista, hepatologista e endoscopista Dr. Rodrigo Lovatti, coordenador do serviço de gastroenterologia e endoscopia do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, distúrbios como gastrite, refluxo, intolerâncias alimentares e síndrome do intestino irritável são extremamente comuns e muitas vezes passam despercebidos. “Essas condições afetam milhões de pessoas e, se não diagnosticadas, comprometem seriamente a qualidade de vida”, alerta o médico.


Lovatti explica que atitudes cotidianas, como mastigar bem os alimentos, fazer refeições com calma, evitar comer em excesso — especialmente à noite — e manter uma rotina com atividades físicas, ajudam diretamente no bom funcionamento do sistema digestivo. “Reduzir açúcar, gordura e priorizar alimentos naturais também são pontos importantes”, complementa.


Imagem Foto: Divulgação

O especialista chama atenção para sinais de alerta como perda de peso sem explicação, sangue nas fezes, dificuldade para engolir, dor abdominal persistente e anemia sem causa aparente. Esses sintomas exigem avaliação médica imediata, podendo indicar doenças mais graves como inflamações, câncer ou distúrbios autoimunes.


Outro ponto de destaque é o papel do intestino, muitas vezes referido como o “segundo cérebro”. O órgão abriga o maior número de neurônios fora do sistema nervoso central e é responsável pela produção de 80% a 90% da serotonina do corpo, influenciando diretamente o humor e a disposição.


Para manter a saúde intestinal em dia, Lovatti recomenda uma dieta rica em fibras, o consumo regular de água, evitar alimentos ultraprocessados e pular refeições, incluir alimentos fermentados como iogurte natural, dormir bem e buscar auxílio médico diante de sintomas persistentes.


O médico também ressalta a importância de campanhas como o Dia Mundial da Saúde Digestiva para combater o preconceito e promover o diagnóstico precoce de doenças como a doença celíaca e outras inflamações intestinais. “Informação é a chave para prevenir e cuidar”, afirma.


A Fundação São Francisco Xavier, com sede em Ipatinga, é uma entidade filantrópica com mais de 6 mil colaboradores. Administra o Hospital Márcio Cunha, com cerca de 70% dos atendimentos via SUS, e o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira, com 100% dos atendimentos pelo SUS. A Fundação também é responsável pela operadora Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada, o serviço Vita de saúde ocupacional e o Colégio São Francisco Xavier, referência educacional na região.


Com essa estrutura, a FSFX alia cuidado à saúde com responsabilidade social e educação, promovendo práticas sustentáveis e inovadoras que fortalecem o bem-estar da população.


Compartilhar a notícia

Veja também
Muitas pessoas preferem beber água com gás PIXABAY
SAúDE

Saúde e água gaseificada: entenda os prós e contras

Bebida pode trazer sensação de limpeza das papilas gustativas

t
SAúDE

"A luta silenciosa contra a incontinência: o medo e a vergonha dificultam diagnóstico e tratamento"

A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando.

SAúDE

Vírus letais desafiam a OMS: Raiva, Ebola, Marburg e Nipah preocupam mais que Covid e Mpox

Até o momento, não há vacina disponível para o combate a esse vírus, o que intensifica os temores em relação a sua disseminação.

cigarro.jpg
SAúDE

Oito em cada 10 casos de câncer na região da cabeça e pescoço têm relação com o cigarro

Entre os mais atingidos estão os homens, principalmente a partir de 50 anos

para você
Pixabay
LAZER

A paixão tem data de expiração? Entendendo seu impacto e transformações

Neurocientistas e psiquiatras revelam o que acontece em nosso cérebro quando nos apaixonamos e como a paixão evolui ao longo do tempo.

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.

Corpo de motorista de aplicativo é encontrado com sinais de violência em MG
POLíCIA

Corpo de motorista de aplicativo é encontrado com sinais de violência em MG

Vanessa Jussara estava desaparecida desde sábado; corpo foi achado com sinais de violência na zona rural

Ator de 'Um Maluco no Pedaço' relata dificuldades em encontrar novos papéis após a série
FAMOSOS

Ator de 'Um Maluco no Pedaço' relata dificuldades em encontrar novos papéis após a série

Em entrevista o ator afirmou que o projeto foi "a pior escolha de sua vida", destacando que ficou marcado por um único personagem