Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump impõe veto a vistos para quem 'censurar' americanos

Nova política dos EUA pode atingir autoridades estrangeiras, incluindo Alexandre de Moraes, por ações contra redes sociais

29/05/2025 às 12:08 por Redação Plox

Com o objetivo declarado de proteger a liberdade de expressão, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou uma nova política que pode barrar a entrada de autoridades estrangeiras nos Estados Unidos. A medida prevê a negação de vistos a quem seja considerado responsável por ações que 'censurem' cidadãos ou residentes dos EUA por conteúdos publicados em redes sociais americanas enquanto em solo norte-americano.


Imagem Foto: Reprodução vídeo

Rubio afirmou que 'por tempo demais' americanos foram alvos de multas, processos e assédio por parte de governos estrangeiros por expressarem suas opiniões online. Segundo ele, tais ações representam uma invasão à soberania dos Estados Unidos. Em publicação na rede social X, o secretário declarou: 'Não toleraremos invasões à nossa soberania, especialmente quando minam o direito à liberdade de expressão'.


Entre os possíveis alvos da política está o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na semana passada, Rubio já havia sinalizado que poderia aplicar sanções contra o magistrado por suas decisões de bloquear temporariamente a rede social X e suspender a plataforma Rumble. A medida foi tomada após descumprimento de ordens judiciais relacionadas à disseminação de desinformação. Moraes alegou que as plataformas se recusaram a remover contas acusadas de violar a legislação brasileira.


A nova política se aplicará a 'autoridades estrangeiras' que emitirem, ou ameaçarem emitir, mandados de prisão contra cidadãos americanos por publicações feitas em redes sociais, mesmo que essas postagens tenham ocorrido nos Estados Unidos. Também atingirá quem exigir que plataformas americanas adotem políticas de moderação globais ou quem pratique censura com efeitos dentro do território norte-americano.


A repercussão foi imediata. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os EUA em março, celebrou a decisão de Rubio e criticou ações de Moraes. 'A América está trazendo esperança para todos os lutadores pela liberdade', publicou. Jason Miller, assessor de Donald Trump, também se pronunciou nas redes sociais com uma indireta direcionada ao ministro do STF.


Em Brasília, o chanceler Mauro Vieira evitou controvérsias e afirmou, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que 'o Brasil não tem parcerias incondicionais' e que o interesse nacional prevalecerá sempre. Já os ministros do STF optaram pelo silêncio. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, afirmou que não havia 'nada que precisasse comentar', enquanto Flávio Dino, André Mendonça, Luiz Fux e Edson Fachin também preferiram não se pronunciar.


A Fundação para os Direitos Individuais e a Expressão, com sede na Filadélfia, informou que está analisando os comentários de Rubio, mas não se posicionará até que mais detalhes da política sejam divulgados.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Empresária recebeu um pix por engano  Marcello Casal Jr | Agência Brasi
GERAL

Honestidade em alta: empresária devolve Pix de quase R$50 Mil recebido por engano

Isabela Bosco, empresária em Goiás, exemplifica integridade ao retornar transferência equivocada de grande valor

Banco de imagens Pixabay
GERAL

Café produzido a partir de fezes de jacu é vendido a R$ 1.100 o quilo

Pássaro, antes considerado praga, ajuda na produção de um dos cafés mais exclusivos do mundo.

Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel / Perfil Brasil
GERAL

Israel reinicia combates em Gaza, acusando Hamas de violar trégua

Cessar-fogo de uma semana é interrompido; mais de 100 reféns libertados em troca de prisioneiros

gatos
GERAL

Doenças causadas por pulgas podem levar felinos a óbito; saiba como prevenir a infestação

De acordo com a COMAC, entre 30% e 40% dos gatos já sofreram problemas causados por pulgas

para você
Anvisa alerta para risco de 'síndrome do lobisomem' em bebês expostos a minoxidil
SAúDE

Anvisa alerta para risco de 'síndrome do lobisomem' em bebês expostos a minoxidil

Após casos na Europa, agência brasileira exige que fabricantes incluam advertência sobre hipertricose na bula do medicamento

Durante as férias, aquário do Zoológico de BH abre à noite com atrações interativas
LAZER

Durante as férias, aquário do Zoológico de BH abre à noite com atrações interativas

Visita especial dá acesso aos bastidores e aproxima o público da biodiversidade do Rio São Francisco

Homem com 83 crimes de estelionato é preso ao tentar embarcar em Confins
POLíCIA

Homem com 83 crimes de estelionato é preso ao tentar embarcar em Confins

Condenado a quase 11 anos de prisão, foragido foi capturado pela Polícia Federal no aeroporto internacional de Minas Gerais

POLíTICA

Nikolas Ferreira comenta queda na aprovação de Lula: "Começo do fim"

Pesquisa Datafolha aponta que apenas 24% avaliam governo como ótimo ou bom