Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Caxumba: saiba o que é e como se prevenir contra a doença

Atletas, comissão técnica e demais membros da delegação brasileira de futebol masculino foram vacinados contra as doenças sarampo, caxumba e rubéola

29/06/2019 às 16:59 por Redação Plox

Atletas, comissão técnica e demais membros da delegação brasileira de futebol masculino foram vacinados contra as doenças sarampo, caxumba e rubéola. A medida foi adotada como prevenção, depois que o jogador Richarlison teve de ser afastado com diagnostico de caxumba. E você sabe o que é? A caxumba é uma infecção contagiosa e que, normalmente, atinge as glândulas que produzem a saliva ou as próximas ao ouvido. O diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, explica quais os sintomas dessa doença. 

Reprodução Agência Rádio MaisWhatsApp-Image-2019-06-29-at-09.15

“Associado a esse inchaço das glândulas salivares, que pode ocorrer em um lado só ou nos dois lados, a pessoa pode ter febre, dor de garganta, cansaço, falta de apetite e dor ao mastigar e engolir por conta do inchaço da glândula salivar”.

A doença é altamente contagiosa e a única forma de evitar é se protegendo com as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, que são aplicada gratuitamente no Sistema Único de Saúde. Por isso a importância de ficar atento ao calendário de vacinação, como afirma Júlio Croda. 

“A gente vem no momento do Movimento Vacina Brasil, e é importante que todas as pessoas entendam e valorizem a ação de vacinação, principalmente nas crianças, onde a maioria do calendário nosso vacinal é adotado. Nesse caso, a gente tem a vacinação de sarampo, caxumba e rubéola aos 12 meses aos 15 meses”.

A transmissão da caxumba ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Não existe um tratamento específico, por isso é recomendado apenas repouso, uso de medicamentos para aliviar a febre e dor local e observação cuidadosa de aparecimento de complicações. 

Compartilhar a notícia

Veja também
homens
SAúDE

Homens solteiros têm duas vezes mais probabilidade de morrer do que homens casados, aponta estudo

Falta de laços sociais e apoio emocional podem ser fatores de risco para a mortalidade masculina, alertam especialistas

Ministério da Saúde aloca 501 médicos especialistas pelo SUS
SAúDE

Ministério da Saúde aloca 501 médicos especialistas pelo SUS

Profissionais atuarão em mais de 200 municípios de todas as regiões do país, priorizando áreas com maior vulnerabilidade e carência de atendimento especializado

Foto: Anna Shvets/Pexels/Reprodução
SAúDE

Novos horizontes: Galinhas japonesas põem ovos "hipoalergênicos"

Essa inovação, um produto da engenharia genética, traz esperança para aqueles que sofrem de alergia a ovos, marcando um passo promissor no tratamento e prevenção desse problema de saúde comum.

remessa de vacinas
SAúDE

Minas distribui 19ª remessa de vacinas contra covid-19

Imunizantes vão completar a aplicação da segunda dose em Minas Gerais

para você
enem-divulgação.jpg
EDUCAçãO

Enem tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia de inscrições

Com 1,82m e voz ativa, mineira vai representar o estado no Miss Grand Brasil 2025
LAZER

Com 1,82m e voz ativa, mineira vai representar o estado no Miss Grand Brasil 2025

Anne Alice Rhein, de 25 anos, foi escolhida para representar Minas Gerais e chama atenção pela altura e trajetória inspiradora

Reunião PMT.jpg
GERAL

Reunião com IMAG define pela suspensão da cobrança de R$ 3 de multa no Faixa Azul

O encontro foi realizado para fazer um balanço do primeiro mês de funcionamento do sistema, que foi modernizado a partir do dia 2 de abril

Checkouts - Supermercados do Vale do Aço - Foto Emmanuel Franco (4).JPG
ECONOMIA

Gestores falam sobre a nova rotina em supermercados no Vale do Aço

Pandemia trouxe cenário desafiador para um dos setores que mais emprega no Vale do Aço