Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Semad abre cursos de fiscalização ambiental para gestores e técnicos municipais

Tipos de licenças ambientais, modalidades de licenciamento, sistemas de controle e outros pontos da legislação estão entre temas abordados

29/07/2021 às 15:23 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vai oferecer aos municípios a primeira turma do curso de capacitação sobre fiscalização ambiental. As atividades são direcionadas a gestores e técnicos de cidades que já são responsáveis pelo licenciamento e pela fiscalização ambiental em Minas Gerais. A formação também se estende aos municípios que estão se estruturando para começar o exercício de suas atribuições originárias. As inscrições vão até 13 de agosto e podem ser feitas neste link.

O período de duração dos cursos é de 30/8 a 30/11/2021. Serão disponibilizadas duas capacitações com carga horária total de 46h. Os cursos são gratuitos, feitos na modalidade educação a distância (EAD), e também estarão na plataforma Trilhas do Saber.
Conteúdo

A primeira capacitação, “Atividades Potencialmente Poluidoras”, traz os conceitos básicos para determinação dos tipos de licenças ambientais e modalidades de licenciamento, para caracterização da atividade e lista os sistemas de controle ambiental necessários para o seu desenvolvimento, além das penalidades em decorrência da não observância da legislação ambiental.

Os temas que compõem o curso são: Legislação e Definição; Caracterização das Atividades; Sistemas de Controle Ambiental; Procedimentos, Autos de Fiscalização e Infração, além de estudos de caso. Ao todo, serão oferecidas 24h de formação.

Já o curso “Estratégia aplicada à fiscalização ambiental“ apresenta subsídios para otimizar as ações de fiscalização, com conceitos, definições e práticas referentes às estratégias utilizadas pela Semad. O trabalho está em consonância com as atuais diretrizes estratégicas governamentais e também traz um capítulo de fiscalização preventiva, abordando os principais métodos para o desenvolvimento desta temática.

Esse curso é dividido em seis partes: Definições e Legislação, Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Fiscalização Preventiva, Métodos e Procedimentos e um módulo com casos práticos para fixar o conteúdo. Essa atividade tem carga horária de 22h.

 


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto educação infantil.jpg
EDUCAçãO

Fabriciano realiza 2º Fórum da Educação Infantil

O evento tem como objetivo fomentar discussões sobre o trabalho desenvolvido nas escolas da primeira infância

Divulgação
EDUCAçãO

Brasil apresenta baixa proficiência em leitura em avaliação internacional

A avaliação, que contou com a participação de estudantes de 65 países e regiões, revela que quase 4 em cada 10 alunos brasileiros não dominam habilidades básicas de leitura, como recuperar e reproduzir informações explícitas no texto.

caio
EDUCAçãO

Adolescente se torna pessoa mais nova a passar no ITA, vestibular mais difícil do Brasil

O jovem, inclusive, foi homenageado pelo reitor da instituição, o professor Anderson Correia

fies
EDUCAçãO

MEC prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

Prazo agora vai até 31 de dezembro

para você
Cinemão na Praça
LAZER

Projeto leva cinema gratuito a bairros de Ipatinga

Com patrocínio da Usiminas, iniciativa começa a circular neste feriado

Vídeo mostra passageiros pulando de ônibus após acidente que matou 6 pessoas em São Paulo
GERAL

Vídeo mostra passageiros pulando de ônibus após acidente que matou 6 pessoas em São Paulo

Outras sete vítimas ficaram feridas; fato envolveu quatro veículos

Betim
ESPORTES

Lembra dele? Betim anuncia contratação de ex-volante do Galo

No Atlético, o volante iniciou sua carreira em 2007, ano em que ganhou o Campeonato Mineiro

Alimentação desequilibrada favorece casos persistentes de depressão, aponta estudo
SAúDE

Alimentação desequilibrada favorece casos persistentes de depressão, aponta estudo

Pesquisa da USP revela como o consumo de alimentos ultraprocessados pode influenciar a persistência de quadros depressivos ao longo do tempo