Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

CPMI do INSS prioriza depoimentos de dirigentes ligados a fraudes milionárias

Comissão inicia semana ouvindo envolvidos em esquemas suspeitos de contratos fraudulentos e lavagem de dinheiro com verbas da Previdência

29/09/2025 às 11:04 por Redação Plox

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvios bilionários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a semana com o foco voltado para nomes centrais do esquema que abalou a Previdência Social. Nesta segunda-feira (29), dirigentes de associações e advogados envolvidos diretamente nas irregularidades começam a prestar depoimentos.


Imagem Foto: Agência Senado

Segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), a prioridade da comissão será ouvir os suspeitos ligados à criação de contratos fraudulentos e à estruturação de associações que teriam sido usadas como fachada para desviar verbas públicas. Os servidores públicos envolvidos no esquema serão convocados em uma etapa futura da investigação.


O primeiro nome a comparecer à comissão é Carlos Roberto, diretor-geral da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A entidade figura entre as quatro que mais receberam recursos da Previdência e está sob suspeita de envolvimento em repasses indevidos, supostamente associados à compra de um avião por um deputado federal e ao uso irregular de emendas parlamentares.


Outro depoimento esperado é o do advogado Fernando Cavalcante, que tem ligação com o também investigado Nelson Willians. Willians já é alvo de pedido de prisão por suspeita de fuga e ocultação de patrimônio. Cavalcante também é apontado como figura central na movimentação de recursos provenientes do esquema, inclusive por meio de uma adega avaliada em R$ 7 milhões.
“Esse patrimônio precisa ser esclarecido. De onde vem o dinheiro? Dinheiro dos aposentados?”, questionou o senador Viana

A comissão pretende ouvir ainda um advogado amigo próximo tanto de Willians quanto de Mauricio Camisotti — este último, citado como um dos idealizadores da criação de associações fraudulentas, ao lado de Antônio Carlos Camilo. De acordo com as investigações, Camisotti mantém relação direta com Fernando Cavalcante, reforçando a suspeita de lavagem de dinheiro dentro do esquema.


Já na quinta-feira (2), estão programadas novas oitivas, incluindo o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e representantes da Controladoria-Geral da União (CGU). Também será ouvido um homem que possui diversos aviões registrados em seu nome, apesar de declarar uma renda inferior a R$ 2 mil por mês. “Ele terá que explicar como assinou documentos relacionados a voos suspeitos e operações financeiras incompatíveis com seus rendimentos”, afirmou Viana.


As oitivas desta semana devem trazer avanços significativos nas investigações e colocar sob os holofotes os responsáveis diretos pelas fraudes que atingiram milhões de aposentados em todo o país.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Oposição se posiciona sobre “gabinete da ousadia” do PT e pode convocar ministro da Secom

Os desdobramentos do caso podem levar a uma convocação formal do ministro interino da Secom para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento e os objetivos do grupo.

Endurecidas regras da PF para posse e transporte de armas no Brasil
POLíTICA

Endurecidas regras da PF para posse e transporte de armas no Brasil

Nova instrução normativa impõe limites mais rígidos para colecionadores, caçadores e atiradores, com exigências de idade, habitualidade e fiscalização

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
POLíTICA

Morre Paulo Roberto, ex-diretor da Petrobras

O engenheiro sofria de câncer e faleceu no Rio de Janeiro

dilma
POLíTICA

TRF-1 isenta Dilma das "pedaladas fiscais", que baseou o impeachment, e mantém processo arquivado

Decisão beneficia demais integrantes do governo da ex-presidente

para você
EMPREGO

Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Interessados podem escolher entre estágio regular, técnico ou de férias; inscrições vão até 15 de setembro

pessoas em aeroporto
LAZER

Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país

Regra vale para brasileiros e estrangeiros que vierem do exterior

Estudantes mineiros do 7º ano passam por teste de fluência de leitura
EDUCAçãO

Estudantes mineiros do 7º ano passam por teste de fluência de leitura

Plataforma Elefante Letrado já soma mais de 74 mil horas de leitura em 2025 e integra o Projeto de Leitura e Escrita da rede estadual

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal/ Fonte: Agência Senado
ESPORTES

Mulher afirma ser filha de Pelé e solicita exumação após resultado negativo de DNA

Requerimento de exumação gera controvérsia na disputa pela herança do ícone do futebol brasileiro