Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes acelera processo contra Eduardo Bolsonaro e ordena notificação por edital

Deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro, e, segundo Moraes, usa o exílio para repetir condutas criminosas e escapar da Justiça brasileira

29/09/2025 às 15:48 por Redação Plox

Em uma nova movimentação no inquérito que envolve o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 29 de setembro, a notificação por edital do parlamentar, atualmente fora do Brasil.


Imagem Foto: Agência Brasil

De acordo com Moraes, Eduardo está nos Estados Unidos com o objetivo de “reiterar a prática criminosa” e se esquivar de possíveis responsabilizações judiciais. A decisão vem no contexto da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por coação em processo judicial, supostamente cometida durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.


Segundo o despacho, a publicação do edital substitui a notificação pessoal, utilizada quando não é possível localizar o acusado. Moraes destacou que essa condição se aplica ao deputado, uma vez que ele se encontra fora do território nacional.
"Tal fato é confessado expressamente pelas postagens realizadas pelo denunciado nas redes sociais", declarou Moraes.

Eduardo e o blogueiro Paulo Figueiredo Filho, que também mora nos Estados Unidos, são acusados de tentar atrapalhar o andamento da Justiça brasileira, tendo inclusive incitado o governo norte-americano contra o Brasil. Os dois vêm realizando encontros com membros ligados à administração de Donald Trump, onde buscam impor sanções a autoridades e instituições brasileiras. Vídeos e publicações em redes sociais revelam as movimentações e ameaças que fazem a figuras do cenário político e judiciário nacional.


O ministro Moraes determinou que a notificação de Paulo Figueiredo seja realizada por carta rogatória, um instrumento legal que permite a cooperação jurídica internacional para cumprimento de atos processuais. Além disso, ele decidiu que os processos contra Eduardo e Paulo devem tramitar separadamente no STF.


A partir da notificação, ambos terão um prazo de 15 dias para apresentar suas defesas. Depois disso, o Supremo avaliará se aceita a denúncia da PGR e transforma o processo em ação penal formal.


Desde fevereiro, quando se mudou para os Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro tem feito postagens e participado de atos que buscam o impeachment de ministros do STF, especialmente Alexandre de Moraes. Ele também tem defendido a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o que incluiria seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.


A escalada nas ações do grupo liderado por Eduardo e Paulo resultou em efeitos diplomáticos. O governo Trump, conforme relatado, teria aplicado sanções, incluindo tarifas sobre produtos brasileiros, e revogado vistos de diversas autoridades, entre elas o advogado-geral da União, Jorge Messias. A Lei Magnitsky, mecanismo norte-americano de punição a violações de direitos humanos, foi usada contra Moraes, sua esposa e um instituto com o qual ela está relacionada.


Com essas novas decisões, o caso avança em ritmo acelerado no STF, em meio à tensão crescente entre o Judiciário brasileiro e os aliados do ex-presidente Bolsonaro.


Compartilhar a notícia

Veja também
WhatsApp-Image-2019-07-03-at-13.14.jpg
POLíTICA

CPI de Brumadinho aprova parecer e sugere indiciamento de 14 pessoas

Senador Carlos Viana (PSD-MG) afirmou que "importantes lições não foram aprendidas" com as tragédias de Mariana e Brumadinho

Zambelli apresenta dossiê técnico na Itália e busca garantias para sua defesa
POLíTICA

Zambelli apresenta dossiê técnico na Itália e busca garantias para sua defesa

Deputada licenciada traça paralelos com o caso Pizzolato e alerta para riscos das prisões brasileiras

Zema transforma Lula, Janja e Haddad em bonecos e intensifica embate nas redes
POLíTICA

Zema transforma Lula, Janja e Haddad em bonecos e intensifica embate nas redes

Governador mineiro aposta em inteligência artificial e sátiras com bonecos de Lula, Janja e Haddad para se projetar nacionalmente e se alinhar ao discurso bolsonarista

Michelle Bolsonaro reage após O Globo ironizar internação de Bolsonaro
POLíTICA

Michelle Bolsonaro reage após O Globo ironizar internação de Bolsonaro

Ex-primeira-dama chamou jornal de 'inúteis' após publicação com piada sobre saúde do ex-presidente

para você
timóteo
ECONOMIA

PIB do Vale do Aço indica recuperação econômica progressiva da região

Os setores de Serviços e Indústria foram os dois com maiores participações no PIB da RMVA, sendo Serviços responsável por 38,8% e Indústria por 37,46% do PIB da região

LAZER

Estilista Eduardo Amarante cria looks exclusivos para Ana Castela com cristais e estética country

As criações fizeram parte de uma colaboração especial com a marca Pepsi Black, que escolheu Ana Castela como sua embaixadora

unileste-1.jpg
GERAL

Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste recebe jornalista Marcelo Tas

O bate-papo abordou desafios na Era Digital para todas as instituições e profissionais

Pabllo Vittar confessa atração por homens casados e diz que nunca foi descoberta
FAMOSOS

Pabllo Vittar confessa atração por homens casados e diz que nunca foi descoberta

Cantora de 31 anos revela que sente fetiche por alianças e afirma: 'Pego marido de desconhecida, não de amiga'