Extra

Disque Denúncia 181 completa 18 anos e bate 66 mil registros formais em 2025 em MG

Ferramenta do Governo de Minas, coordenada pela Sejusp-MG, já recebeu quase 250 mil chamadas neste ano, é tratada como 'radar social' e reforça ações das forças de segurança no combate ao crime

29/11/2025 às 07:24 por Redação Plox

O Disque Denúncia Unificado (181) completa 18 anos neste sábado (29) consolidado como uma das principais ferramentas de apoio às investigações criminais em Minas Gerais. Em 2025, o serviço do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), já recebeu quase 250 mil chamadas.

O Disque Denúncia vem atuando como importante parceiro das forças de segurança em Minas

O Disque Denúncia vem atuando como importante parceiro das forças de segurança em Minas

Foto: Sejusp-MG/Divulgação


Segundo dados do governo estadual, somente neste ano foram geradas 66.649 denúncias formais por meio do canal, o que reforça o papel do 181 no enfrentamento à criminalidade no estado.

Canal se consolida como “radar social”

Diretor do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e responsável pela coordenação do serviço, Flávio Augusto Xavier destaca que o Disque Denúncia funciona como um “radar social”, capaz de captar informações que dificilmente chegariam às autoridades por meios tradicionais.

Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressalta que o aumento no número de registros demonstra a confiança da população no canal e o impacto direto nas ações policiais, ao afirmar que cada informação, somada ao trabalho integrado das forças de segurança, contribui para resultados efetivos.

Sigilo garantido e foco em vários tipos de crime

O Disque Denúncia (181) assegura sigilo absoluto a quem faz o contato e recebe relatos sobre diferentes tipos de crime, como tráfico de drogas, violência doméstica, exploração sexual, maus-tratos e delitos contra o patrimônio.

Ao registrar a ocorrência, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da denúncia junto ao sistema. O serviço não substitui os números de emergência — 190, 193 e 197 —, mas amplia o alcance das forças de segurança ao captar informações que dificilmente surgiriam por outras vias, fortalecendo a rede de combate à criminalidade em Minas Gerais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a