Macaulay Culkin lamenta morte de Catherine O'Hara de ‘Esqueceram de mim’
A canadense, referência da comédia, teve a morte noticiada nesta sexta-feira (30) após diagnóstico de uma doença não divulgada; Macaulay Culkin prestou homenagem nas redes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30), em Brasília. O procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos e transcorreu sem intercorrências, de acordo com informações do Palácio do Planalto.
Lula durante chegada ao Aeroporto Panamá Pacífico
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
Lula recebeu alta hospitalar ainda na sexta-feira e seguirá em repouso na Granja do Torto ao longo do dia e durante o fim de semana. A expectativa é que o presidente retome a agenda oficial e as atividades de rotina na próxima segunda-feira (2), conforme informou a Presidência da República.
A cirurgia de catarata não constava inicialmente na agenda presidencial. Lula tinha compromisso previsto em Cavalcante, em Goiás, que acabou cancelado no início da semana para viabilizar o procedimento. Segundo o Planalto, o presidente está bem e apresenta recuperação considerada adequada no pós-operatório.
O acompanhamento médico do presidente é feito por equipes lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela oftalmologista Ana Helena Germoglio, responsáveis pelo monitoramento da evolução clínica após a intervenção.
A catarata é uma condição comum, sobretudo com o avanço da idade, caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos. Essa alteração provoca perda progressiva da nitidez visual.
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, rápido e seguro, com altos índices de sucesso. Na maior parte dos casos, a recuperação é breve e o paciente consegue retomar as atividades habituais em pouco tempo, seguindo as orientações médicas.