28 alunos dos mais de 2,7 milhões dos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tiraram nota máxima na redação. O resultado teve divulgação na segunda-feira (29) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova.
No último exame em 2019, só na dissertação foram 53 mil notas mil, já em 2019 o número foi maior: 55.
A alta taxa de abstenção pode ser a causa da queda do desempenho dos alunos. Esse exame de 2020 registrou a falta de mais da metade dos inscritos. Segundo informações do Inep, a nota média no exame de redação ficou em 588,74 pontos, de uma variação de 0 a 1000.
Foram 87.567 (3,22%) dos alunos que tiveram pontuação zero na dissertação.
Acompanhe as razões:
Na edição anterior, foram 4% dos candidatos que tiraram nota zero na redação.
Temas da redação
Os temas, das três versões do exame, foram esses:
Desempenho em outras partes da prova
Em função da Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema usado para corrigir o exame, as pontuações das provas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagem não ficam entre 0 a mil.
Nas edições do exame, é repassado pelo Inep como foi o desempenho médio dos estudantes, qual foi a pontuação mínima e pontuação máxima em cada área de conhecimento examinada na prova. Em todas as seleções, menos em matemática, os candidatos registraram um desempenho melhor do que em 2019. Vejo os resultados do exame de 2020:
Linguagens
Ciências humanas
Ciências da natureza
Matemática
|