Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Nikolas Ferreira é condenado por discurso contra população trans

Deputado reagiu à multa de R$ 200 mil após decisão do TJDFT sobre manifestação no Dia das Mulheres de 2023

30/04/2025 às 12:31 por Redação Plox

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de uma multa no valor de R$ 200 mil por conta de um discurso considerado ofensivo à população LGBTQIA+. A manifestação ocorreu na tribuna da Câmara dos Deputados durante o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março de 2023.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Na ocasião, Nikolas utilizou uma peruca durante seu pronunciamento e se referiu a si mesmo como 'Nikole', em tom de ironia, afirmando que se sentia mulher naquele momento. Ele declarou que as mulheres estariam perdendo espaço para homens que se identificam como mulheres, o que provocou forte reação de entidades defensoras dos direitos LGBTQIA+, como a Aliança Nacional LGBTI e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), que o denunciaram.


A sentença, proferida nesta terça-feira (29), foi assinada pela juíza Priscila Faria da Silva. Em sua decisão, ela avaliou que as falas ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e caracterizaram discurso de ódio. Segundo a magistrada, mesmo que não tenha havido incitação direta à violência, a linguagem utilizada por Nikolas teve o efeito de deslegitimar a identidade de gênero das pessoas trans, incentivando a sociedade a adotar a mesma postura.


$&&$“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 08/03/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio”$, afirmou a juíza.

A defesa do parlamentar, por sua vez, sustentou que Nikolas estaria apenas exercendo sua liberdade de expressão como deputado, no exercício regular de seu mandato. No entanto, os argumentos não foram acolhidos pela Justiça.


Após a publicação da decisão, Nikolas Ferreira usou suas redes sociais para criticar a sentença. Em tom de indignação, ele declarou: “Pelo visto só alguns podem se identificar como mulher, quem é de direita não pode. Nikole merece respeito! Se eu tivesse feito rachadinha, estava absolvido. Mas eu fui na tribuna, coloquei uma peruca e cometi o crime de dar minha opinião.”


O caso reacende debates sobre os limites da liberdade de expressão no exercício de mandatos parlamentares e a responsabilidade de autoridades públicas em relação a discursos que atingem minorias.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Divulgação/Assessoria Lula
POLíTICA

Lula garante continuidade do Auxílio Emergencial a partir de 2023

Discurso foi realizado em live ao lado do Deputado Federal André Janones

Dez mentiras de Lula e aliados são relembradas neste 1° de abril
POLíTICA

Dez mentiras de Lula e aliados são relembradas neste 1° de abril

Declarações controversas do presidente e de membros do governo ganham destaque em data marcada pelo simbolismo da mentira

apoio.jpg
POLíTICA

Aumenta apoio de deputados à Reforma da Previdência

De acordo com o Placar da Previdência, feito pelo jornal O Estado de São Paulo, 198 deputados votariam a favor do texto

POLíTICA

Carla Zambelli sofre acidente em avião e considera processar American Airlines

Deputada brasileira se machuca no banheiro durante voo para acompanhar posse de Donald Trump; incidente gerou atrasos e transtornos.