Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Especialista diz que postura de Janja gera rejeição e atrapalha governo

Publicitário avalia que as bandeiras da primeira-dama agradam minoria e ampliam percepção de governo segmentado

30/05/2025 às 22:47 por Redação Plox

O publicitário Chico Mendez, conhecido por seu trabalho em campanhas políticas de destaque, avaliou o perfil da primeira-dama Janja da Silva e concluiu que suas pautas têm apelo apenas junto a uma minoria dos brasileiros. Essa percepção, segundo ele, contribui para a rejeição enfrentada por Janja e reflete negativamente na imagem do governo federal.


Imagem Foto: Presidência

Durante entrevista ao portal Poder360, Mendez destacou que a postura da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforça a ideia de uma gestão com foco identitário segmentado, o que, em sua visão, mais prejudica do que fortalece o governo. Um exemplo disso seria a defesa pela regulamentação das redes sociais, pauta prioritária para Janja, inclusive mencionada por ela em uma conversa com o presidente da China, Xi Jinping — episódio que gerou desconforto até entre aliados de Lula.


Mendez argumenta que essa pauta é problemática por tratar de conceitos subjetivos, como o que é verdade ou mentira, frequentemente moldados por interpretações individuais. “Nas redes sociais, o que vale não é o fato, é o afeto”, observou. Ele acredita que a esquerda tende a perder essa disputa no campo da opinião pública, pois muitas pessoas se conectam com conteúdos que fazem sentido para suas vidas, e não necessariamente com a 'verdade factual'.


O publicitário afirmou que regulamentar o que é fato e o que é mentira é um enorme desafio, tanto para o ministro Alexandre de Moraes, como para o Congresso, o Executivo e as big techs. Ele vê a proposta como excessivamente abstrata para ser enquadrada em regras rígidas.


Com experiência nas campanhas vitoriosas de Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas Gerais e de João Doria (PSDB) ao governo de São Paulo, Mendez hoje coordena as redes sociais do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele acredita que a direita entende melhor a dinâmica emocional das redes sociais e sabe usar isso a seu favor. “A nova direita entra com afeto e o campo progressista entra com um PowerPoint”, ironizou.


Mesmo assim, ele reconhece a importância de punir crimes cometidos no ambiente digital, ressaltando que o país já dispõe de instrumentos legais para isso.


Na entrevista, Mendez também comparou Janja à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Para ele, ambas extrapolaram o papel tradicionalmente simbólico das esposas dos presidentes e passaram a atuar como figuras políticas de destaque. “Elas deixaram de fazer apenas trabalhos sociais para ocupar a linha de frente da política”, concluiu, ponderando que esse fenômeno revela uma nova fase do papel das mulheres na esfera pública.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara adia decisão sobre faltas de Eduardo Bolsonaro para 2026
POLíTICA

Câmara adia decisão sobre faltas de Eduardo Bolsonaro para 2026

Deputado permanece no cargo mesmo sem comparecer às sessões, amparado por regra interna e ausência de análise oficial até o próximo ano

POLíTICA

Milei reforça aliança com Bolsonaro e provoca Lula em vídeo após G20

Presidente argentino critica esquerda em postagem e destaca relação com o ex-presidente brasileiro.

Foto: GIlmar Félix / Câmara dos Deputados
POLíTICA

Silvio Costa Filho é confirmado como novo ministro de Portos e Aeroportos

Deputado federal assume o cargo no governo Lula, substituindo Márcio França que agora lidera o Ministério da Micro e Pequena Empresa.

aaa
POLíTICA

Clínica Psicossocial de Ipatinga tem novo telefone de contato

O novo número para contato é (31) 3828-5729, e já foi devidamente atualizado no site da Prefeitura de Ipatinga

para você