Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Tarcísio nega conversa sobre golpe com Bolsonaro após eleições

Governador de São Paulo disse ao STF que ex-presidente estava abatido com derrota, mas nunca tratou de ruptura institucional

30/05/2025 às 12:38 por Redação Plox

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (30), o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro jamais mencionou qualquer intenção de promover um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Segundo Tarcísio, Bolsonaro demonstrava abatimento com o resultado das urnas, mas nunca tratou sobre ruptura institucional.


Imagem Foto: Reprodução

O governador, que foi ministro da Infraestrutura durante o governo Bolsonaro entre 2019 e 2022, afirmou que esteve com o ex-presidente em algumas ocasiões depois do pleito. A primeira visita ocorreu em 15 de novembro de 2022, no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, onde Bolsonaro se mantinha recluso. Tarcísio relatou que, nesse encontro, o então presidente apresentava um quadro de saúde debilitado, sofrendo de erisipela, e as conversas giraram em torno de temas variados, sem qualquer menção a golpe.


“Nas visitas que fiz, nas conversas que eu tive, ele jamais tocou nesse assunto, jamais mencionou qualquer tentativa de ruptura. O presidente estava triste, resignado”, afirmou Tarcísio durante o depoimento. Ele ressaltou ainda que, durante o período em que atuou como ministro, também não houve qualquer fala nesse sentido por parte de Bolsonaro.


O governador contou que buscava o ex-presidente não apenas para prestar apoio pessoal, mas também para receber orientações sobre a composição de seu secretariado no governo paulista. Apesar das lamentações pela derrota, o clima, segundo Tarcísio, era mais de preocupação com o futuro das políticas públicas do que qualquer articulação fora da legalidade.


Tarcísio também declarou não ter conhecimento de qualquer envolvimento de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando houve invasões e vandalismo em sedes dos Três Poderes, em Brasília. “O presidente sequer estava no Brasil”, afirmou.


'O presidente estava triste, resignado [...] esse assunto [golpe] nunca veio à pauta', disse Tarcísio ao STF

O depoimento faz parte da ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, da qual Jair Bolsonaro é um dos investigados. A oitiva de Tarcísio foi realizada como parte da defesa do ex-presidente, que tenta afastar a tese de articulação por ruptura democrática.


O caso segue em andamento no Supremo, com novas oitivas previstas, inclusive com figuras ligadas ao antigo núcleo de governo e à segurança institucional.


Compartilhar a notícia

Veja também
Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF
POLíTICA

Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF

Novo presidente da Corte promove encontro informal e faz apelo por colegialidade nas deliberações

Catadores
POLíTICA

Vereadores aprovam PL que visa fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Ipatinga

A matéria agora segue para a sanção do prefeito Gustavo Nunes

1390037.jpg
POLíTICA

Programa de Qualificação Profissional retorna a Plenário

POLíTICA

Renan Filho critica ausência de Zema em assinatura de concessão da BR-381 e aponta postura que "apequena gestor público"

Ministro e presidente destacam importância do evento, enquanto ausência de governador de Minas é alvo de críticas

para você
GERAL

Maior loja de jiboias da América Latina impulsiona mercado de cobras como pets em Betim

Biólogos e especialistas destacam a praticidade e o custo reduzido de manutenção como fatores que atraem novos donos de animais exóticos.

Sepse exige ação imediata: reconhecer os sinais pode salvar vidas
SAúDE

Sepse exige ação imediata: reconhecer os sinais pode salvar vidas

Infecção generalizada, a sepse pode evoluir rapidamente e comprometer órgãos vitais. Diagnóstico precoce e prevenção são as principais armas

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas
EDUCAçãO

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas

Pesquisa mostra que maioria dos estudantes já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini, mas poucos recebem suporte adequado

Filme de Wagner Moura recebe R$ 7,5 milhões do governo federal
FAMOSOS

Filme de Wagner Moura recebe R$ 7,5 milhões do governo federal

Longa-metragem 'O Agente Secreto' teve financiamento da Ancine, mas fora da Lei Rouanet