Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Candidatura de Dandara segue indefinida às vésperas da eleição do PT em Minas

Diretório nacional deve decidir nesta terça-feira o futuro da deputada na disputa pela presidência estadual do partido

30/06/2025 às 21:39 por Redação Plox

A disputa interna pelo comando do PT em Minas Gerais entra na reta final com clima de incerteza e tensão. A seis dias da eleição que vai definir a nova liderança estadual do partido, a candidatura da deputada federal Dandara ainda não está garantida.


Imagem Foto: Reprodução

A decisão sobre sua participação cabe agora ao diretório nacional, que se reúne nesta terça-feira (1º), às 17h, para avaliar o recurso contra o indeferimento de sua candidatura, anteriormente rejeitada pelo diretório estadual por conta de uma dívida partidária.


Na semana passada, a Executiva Nacional manteve a decisão do diretório mineiro, alegando pendências financeiras na casa dos R$ 130 mil como motivo para o veto. Dandara, no entanto, contesta esse valor e afirma que se tratou de um erro bancário já corrigido. Em comunicado publicado nas redes sociais, classificou a decisão como “injusta e parcial”, acusando adversários internos de tentarem
'ganhar no golpe'

Mesmo diante da indefinição, a deputada continua em campanha, afirmando ser candidata para a eleição marcada para o próximo domingo, dia 6. Ela conta com o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes e de diversos nomes influentes no partido em Minas, como os deputados estaduais Luizinho, Marquinho Lemos e Andréia de Jesus, além da prefeita de Contagem, Marília Campos, e do vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff.


A principal concorrente de Dandara é a deputada estadual Leninha, que também figura como favorita na disputa. Outros dois nomes também estão no páreo: Juanito Vieira e Esdras Queiroz. Caso o diretório nacional mantenha o veto à candidatura de Dandara, Leninha tende a ganhar força na disputa, contando com o apoio de grupos ligados à tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade.


A tensão se acirra ainda mais diante do histórico recente: na última semana, a votação na executiva nacional que avaliou a derrubada do indeferimento quase terminou empatada, com o placar apertado de 15 a 14 a favor do veto.


O grupo aliado a Reginaldo Lopes tenta reverter o cenário e garantir Dandara na urna, enquanto o grupo próximo a Gleide Andrade segue mobilizado para consolidar Leninha como principal nome.


A reunião desta terça-feira é vista como decisiva para o futuro do partido em Minas Gerais e pode provocar uma reviravolta significativa na eleição interna.


A expectativa é grande, e o desfecho da disputa interna será determinante para os rumos da legenda no estado.


Compartilhar a notícia

Veja também
Barroso antecipa saída do STF e surpreende Lula
POLíTICA

Barroso antecipa saída do STF e surpreende Lula

Ministro deixou o Supremo Tribunal Federal sem avisar formalmente o presidente, optando por uma nova fase de vida focada em espiritualidade e arte

Ato 'Anistia Já' reunirá Bolsonaro, Michelle e outras lideranças da direita
POLíTICA

Ato 'Anistia Já' reunirá Bolsonaro, Michelle e outras lideranças da direita

Manifestação em Copacabana reunirá políticos e apoiadores em defesa dos presos de 8 de janeiro

Ciro Nogueira critica postura de Lula sobre soberania nacional
POLíTICA

Ciro Nogueira critica postura de Lula sobre soberania nacional

Senador questiona incoerência nas declarações do presidente sobre a interferência externa e a defesa de soberania

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro
POLíTICA

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Com mais 63 réus sentenciados, total de condenações ultrapassa 480; penas chegam a 17 anos de prisão

para você
Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'
EDUCAçãO

Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'

Avaliação será aplicada em 26 de outubro e é voltada para concluintes de licenciatura e candidatos a concursos da educação básica

pernas.jpg
FAMOSOS

Sem poder andar, Yudi Tamashiro revela: “Sinto dor 24h por dia”

Dançarino exagerou em exercícios e anda com ajuda de muletas

najla.jpg
ESPORTES

Inquérito contra Neymar por estupro deve ser reaberto a pedido de Najila

Segundo o advogado dela, a polícia não esgotou todas as possibilidades

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga
EMPREGO

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga

Estudantes de cursos técnicos e superiores podem participar da seleção e atuar em diversas áreas da prefeitura