Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Desemprego em queda, mas vagas de qualidade em desaceleração: o que os números não mostram

Bruno Imaizumi, economista da LCA, destaca que "as empresas estão sofrendo para criar vagas de qualidade"

30/07/2023 às 10:35 por Redação Plox

No último ano, o Brasil vivenciou uma tendência positiva no que diz respeito à taxa de desocupação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma considerável redução, de 14,9% no início de 2021 para 8% no segundo trimestre de 2023. Contudo, essa melhoria não reflete a realidade de muitos brasileiros que buscam um emprego formal.

O mercado formal mostra sinais de desaceleração, segundo um levantamento da LCA Consultores. O número de pedidos de seguro-desemprego alcançou quase 7 milhões nos últimos 12 meses que terminaram em junho, um valor superior ao período anterior à pandemia da Covid e que ultrapassa a média de 2018 e 2019. Bruno Imaizumi, economista da LCA, destaca que "as empresas estão sofrendo para criar vagas de qualidade", o que pode ser influenciado pela alta dos juros, que faz com que o empresário repense investimentos.

Foto: Reprodução

 

Bruno Imaizumi ressalta que o mercado tem mostrado resistência e ainda cria vagas, mas está em clara desaceleração. Uma das preocupações é se o número de pedidos de seguro-desemprego continuará crescendo. A presença recorde de informalidade, que já ultrapassou 40% em vários trimestres, acende um sinal de alerta.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) reforçam essa preocupação. Embora tenham sido gerados 157,19 mil empregos formais em junho, no acumulado do primeiro semestre deste ano foram criadas 1,02 milhão de vagas, uma queda de 26,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Economia e as perspectivas de crescimento: onde o Brasil pode se firmar.

O cenário econômico brasileiro traz uma perspectiva desafiadora para o futuro próximo. Mesmo com um primeiro trimestre que apresentou crescimento surpreendente do Produto Interno Bruto (PIB), especialistas acreditam que o agronegócio não repetirá o bom desempenho da supersafra de início de 2023, e que outros setores também não terão impulso suficiente para um crescimento sólido. Bruno Imaizumi comenta que em países desenvolvidos, os pedidos de seguro-desemprego são vistos como indicadores do mercado formal e podem refletir a percepção das empresas sobre a economia.

Por outro lado, o governo federal busca alternativas para mudar essa postura mais reservada dos empresários. Na pauta, encontram-se a aprovação do arcabouço fiscal, o avanço da reforma tributária e, possivelmente, a redução da taxa básica de juros. O mês de agosto promete ser crucial para essas decisões, com o retorno das atividades parlamentares e a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que pode optar pela primeira redução da Selic em dois anos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Justiça condena ex-funcionários por usar lista de clientes em empresa rival
ECONOMIA

Justiça condena ex-funcionários por usar lista de clientes em empresa rival

Dupla foi punida por violar confidencialidade e causar confusão no mercado com nome e comunicação similares

ECONOMIA

Vendas de seminovos superam 13 milhões de unidades e prometem novo recorde em 2024

Projeção é que o ano feche com mais de 15,5 milhões de veículos comercializados, o maior número desde 2021.

INSS: saiba  quem tem direito a receber após erro de cálculo de 2002 a 2009
ECONOMIA

INSS: saiba quem tem direito a receber após erro de cálculo de 2002 a 2009

A revisão, que pode gerar pagamentos retroativos, abrange cerca de 140 mil segurados e segue decisão judicial.

Governo inicia ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS a partir de 24 de julho
ECONOMIA

Governo inicia ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS a partir de 24 de julho

Primeiro lote contemplará 1,5 milhão de beneficiários; pagamentos serão realizados em parcelas quinzenais, com valores corrigidos

para você
Sistema Faemg Senar oferece cursos e eventos gratuitos na Expoagro de Governador Valadares
EDUCAçãO

Sistema Faemg Senar oferece cursos e eventos gratuitos na Expoagro de Governador Valadares

Feira agropecuária entre 4 e 12 de julho contará com capacitações práticas, encontros técnicos e estande do Sistema Faemg Senar

fgfh
EMPREGO

Vagas Unileste: oportunidades para profissionais de diversas áreas

Interessados devem se cadastrar no Portal Carreiras Unileste e inscrever-se na vaga pretendida.

_MG_0665.jpg
ESPORTES

Flamengo tenta ampliar vantagem na ponta do Brasileirão

Pela semifinal da Sul-Americana, Corinthians joga fora de casa para reverter placar

bolsonaro-chegada-ipa.jpg
GERAL

Bolsonaro chega em Ipatinga para retomada de Alto-Forno da Usiminas

Alê Silva e Cabo Junio, ambos deputados federais, vieram com o presidente para o evento na Usiminas