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Educação

Estudantes mineiros acessam mais de 740 mil livros digitais com plataforma de leitura

Projeto Elefante Letrado alcança 108 mil alunos do 7º ano e contribui para avanço na alfabetização no estado

30/07/2025 às 20:10 por Redação Plox

O Projeto de Leitura e Escrita de Minas Gerais, com o apoio da plataforma digital Elefante Letrado, tem causado um impacto significativo na educação estadual. Desde o início da implantação da iniciativa, mais de 743 mil livros já foram acessados pelos estudantes do ensino fundamental. Em 2025, o projeto contemplará 108 mil alunos do 7º ano, distribuídos em 1.839 escolas, totalizando mais de 74 mil horas de leitura.


A plataforma foi criada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com o objetivo de promover o incentivo à leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora. Com um ambiente digital interativo e um acervo cuidadosamente selecionado, o Elefante Letrado permite que os professores acompanhem o progresso dos estudantes em tempo real.


Imagem Foto: SEE / Divulgação

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou o impacto positivo da ação na alfabetização e nos resultados educacionais do estado. “Os números de acesso à plataforma são claros. Estamos vendo um aumento significativo na alfabetização e no engajamento dos estudantes, e superamos a média nacional em leitura na idade certa”, afirmou o secretário.


A plataforma está disponível via site e aplicativo, permitindo que os alunos continuem o hábito de leitura fora da escola. A iniciativa também integra o Projeto de Leitura e Escrita, o maior programa de incentivo à leitura da história de Minas, com investimento total de R$ 212 milhões. Desses, R$ 180 milhões foram usados para revitalizar mais de 3.400 bibliotecas escolares, enquanto R$ 5 milhões foram aplicados na parceria com o Elefante Letrado.


Além disso, o investimento no programa Território da Leitura, com R$ 20 milhões, promove curadorias literárias para uso pedagógico nas escolas, visando fortalecer ainda mais as práticas de leitura e a formação integral dos estudantes.


Em 2024, o estado alcançou o segundo melhor índice de alfabetização do país, com 66% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando a média nacional de 56%. Essa conquista é atribuída ao esforço contínuo de envolver tanto estudantes quanto professores no processo de aprendizagem.


Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí, por exemplo, as escolas têm se destacado ao incentivar o uso da plataforma, com mais de 6 mil livros acessados em apenas seis meses. A Escola Estadual Anália Carneiro dos Santos, em Buritis, é um exemplo de sucesso, com a diretora Gilda Helena destacando a competição saudável entre os estudantes e o engajamento com a plataforma.


Com resultados tão expressivos, o Elefante Letrado segue sendo uma ferramenta essencial na educação de Minas, promovendo uma leitura mais acessível, dinâmica e interativa, com benefícios tangíveis para a formação dos alunos.


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