Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Timóteo inicia construção do primeiro CAPSi da cidade

Centro especializado em saúde mental infantojuvenil será construído no bairro Primavera com previsão de entrega em até oito meses

30/07/2025 às 11:17 por Redação Plox

O município de Timóteo deu um passo histórico na área da saúde mental ao autorizar, nesta terça-feira (29), o início das obras do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da cidade, que será construído no bairro Primavera. O novo espaço será voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais severos ou usuários de substâncias psicoativas, com foco no acolhimento e no cuidado humanizado.


Imagem Foto: Divulgação/PMT

Com um investimento superior a R$ 1,8 milhão, a estrutura será erguida com todos os padrões exigidos pelo governo federal e com uma proposta arquitetônica voltada para o bem-estar e acolhimento dos jovens pacientes. A engenheira responsável pela obra, Roberta Moronari, informou que, apesar do contrato prever um prazo de 12 meses para conclusão, a expectativa da empresa é concluir a construção em apenas oito meses. Segundo ela, o início da terraplanagem do terreno está programado já para o dia seguinte à assinatura da ordem de serviço. "Vamos fechar toda a área com tapume e garantir total segurança para os usuários da UPA que fica ao lado", afirmou.


O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, celebrou a realização da obra, ressaltando o preparo e a seriedade da atual gestão. Ele destacou que, no passado, projetos semelhantes chegaram a ser interrompidos por falta de organização, resultando na devolução de recursos. Agora, com a documentação em dia, dinheiro disponível e licitação concluída, a obra começa com todas as condições necessárias.
"É uma alegria muito grande ver esse sonho tomando forma. Estamos entregando com qualidade e compromisso. Sozinho ninguém faz nada\

, afirmou o prefeito.

A coordenadora da Saúde Mental de Timóteo, Melissa Letro, não escondeu a emoção ao lembrar da luta por um espaço adequado para o atendimento infantojuvenil. "Esperamos muitos anos por esse momento. Esse centro vai transformar o atendimento às nossas crianças e adolescentes, oferecendo um cuidado mais digno e especializado para quem enfrenta sofrimento psíquico."


O novo CAPSi contará com salas de atendimento individual e em grupo, espaços para oficinas terapêuticas, sala de observação, enfermagem, refeitório e áreas externas com jardins e parque infantil. Gizelly Duarte, subsecretária de Projetos Urbanos, explicou que a proposta foi criar um ambiente que se assemelhe a uma casa, para garantir conforto e acolhimento aos pacientes. "As crianças passam muito tempo aqui. Elas precisam se sentir em casa, acolhidas, seguras."


Esse será o primeiro espaço público próprio da cidade voltado exclusivamente para o atendimento psicossocial infantojuvenil. Atualmente, esses atendimentos ocorrem de forma improvisada, em imóveis alugados e adaptados, o que limita a oferta de serviços especializados. A secretária municipal de saúde, Érica Ferreira, destacou que, além do CAPSi, outras duas obras na área da saúde foram iniciadas apenas no mês de julho, reforçando o compromisso da atual gestão com a saúde pública. "Estamos tratando a saúde mental como prioridade. As crianças são nosso futuro, e agora teremos estrutura para acompanhá-las com qualidade."


A cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que aconteceu no próprio terreno onde será construído o CAPSi, contou com a presença de autoridades municipais, profissionais da saúde e moradores da cidade. Uma dessas cidadãs é Ângela Aparecida Miguel, que vive em Timóteo há 62 anos. Emocionada, ela ressaltou a evolução do município:
"Timóteo está crescendo, e eu agradeço a Deus por fazer parte disso tudo\

A nova unidade deve se tornar referência na região, oferecendo não só atendimentos clínicos e terapêuticos, mas também atividades integradas com escolas e famílias, fortalecendo uma rede de apoio cada vez mais necessária para a juventude de Timóteo.


Compartilhar a notícia

Veja também
Alerta para alimentação no final de ano
SAúDE

Nutrólogo aponta cuidados para a alimentação nas festas de fim de ano

Apesar de comuns, os excessos de fim de ano podem ser evitados e nem por isso a ceia deixará de ser um momento especial

Cidade mineira fará 'rolezinho' da vacinação contra covid durante madrugada
SAúDE

Cidade mineira fará 'rolezinho' da vacinação contra covid durante madrugada

Evento será voltado para imunização de jovens de 18 e 19 anos nesta sexta e sábado

SUS completa 35 anos e Hospital Márcio Cunha se destaca em Minas
SAúDE

SUS completa 35 anos e Hospital Márcio Cunha se destaca em Minas

Unidade reforça seu papel essencial no atendimento público com milhares de procedimentos realizados pelo SUS em 2025

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira
SAúDE

Vacimóvel começa a circular em Santana do Paraíso nesta quinta-feira

Unidade móvel inicia vacinação em diferentes bairros com estrutura completa a partir do dia 31 de julho

para você
Presença de ‘padre gato’ brasileiro no Vaticano movimenta as redes sociais
LAZER

Presença de ‘padre gato’ brasileiro no Vaticano movimenta as redes sociais

Jefferson Merighetti, do Rio de Janeiro, foi reconhecido em momento de destaque na Praça São Pedro e gerou milhares de reações online

Justiça manda encerrar cotas para trans na Furg
EDUCAçãO

Justiça manda encerrar cotas para trans na Furg

Decisão determina cancelamento das matrículas feitas por essa modalidade até o fim do ano

ECONOMIA

Governo arrecada R$ 2,1 bilhões com regulação das apostas esportivas

Mais de 150 marcas foram autorizadas a operar no Brasil; fiscalização já bloqueou milhares de sites ilegais

67941493048057_2.jpg
GERAL

Ipatinga confirma mais 27 casos de COVID-19 e se aproxima de 300 contaminados

A preocupação maior volta a ser a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS destinados à doença, que está em 97%