Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Governo descarta risco de epidemia de mpox no Brasil, mas reforça vigilância

Ministério da Saúde afirma que o avanço da mpox está controlado no país, apesar do alerta global da OMS

30/08/2024 às 11:41 por Redação Plox

O Brasil registrou 836 casos prováveis de mpox em 2024, com São Paulo liderando o número de infecções, somando 427 casos. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro com 194 casos, Minas Gerais com 50 e Bahia com 35. Apesar desses números e do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica a mpox como uma emergência global, o governo federal garantiu que a situação no Brasil está sob controle, sem avanço acelerado da doença.

Foto: Débora F.Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

Expectativas para controle da doença

De acordo com Rivaldo Venâncio da Cunha, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, a previsão para o Brasil é de manutenção da tendência de baixa incidência da mpox, especialmente pela variante antiga do vírus. Ele destacou que “em hipótese alguma, nós consideramos que haja possibilidade de ocorrência de uma epidemia de mpox no Brasil, seja pela variante antiga, seja pela variante 1B que está sendo registrada na África neste momento e que foi o motivo de alerta da Organização Mundial da Saúde.”

Venâncio da Cunha enfatizou ainda que o sistema de vigilância brasileiro tem atuado de forma eficaz em todos os estados e que, com a continuidade dessas ações, todos os casos suspeitos serão identificados e tratados em tempo hábil.

Medidas de prevenção e orientação à população

Para evitar a propagação da mpox, a principal orientação é que qualquer pessoa que apresente lesões na pele, com ou sem febre e aumento dos gânglios linfáticos, deve evitar contato com outras pessoas e buscar atendimento médico imediato. “Essa é a principal medida. Caso seja notificada a presença do vírus mpox, a pessoa será adequadamente tratada, adequadamente cuidada, orientada”, ressaltou o secretário.

Vacinação e resposta à OMS

Sobre a questão da vacinação, Venâncio da Cunha esclareceu que não há recomendação para uma campanha de vacinação em massa no Brasil. “Não existe vacina disponível, então nós não nos preocupamos com vacina porque não é uma doença que esteja ocorrendo no Brasil e que exija, nesse momento, qualquer iniciativa nesse sentido.” Ele também comentou que, em resposta ao alerta da OMS, há um incentivo para que os laboratórios colaborem com a produção de vacinas direcionadas especialmente para os países africanos afetados, como a República Democrática do Congo.

Contexto global e vigilância local

Apesar do cenário controlado no Brasil, o Ministério da Saúde permanece atento aos desenvolvimentos internacionais, especialmente à situação na África, onde a variante 1B da mpox tem gerado preocupações. No Brasil, o sistema de vigilância continua atuando para monitorar e responder rapidamente a quaisquer novos casos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Hospital barbacena sem medicamentos
SAúDE

Hospital de Minas Gerais suspende internações por falta de medicamentos

Segundo a instituição, a suspensão foi necessária devido por risco de “total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular”

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
SAúDE

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos

​Falta dos insumos é maior preocupação do Estado para manter leitos de UTI abertos; nova remessa de vacinas também está prevista

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico
SAúDE

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico

Disfunções na musculatura pélvica afetam urina, ereção e intestino, e ainda são pouco reconhecidas pelos homens

sss
SAúDE

Vinho tinto deixa de ser considerado bom pra saúde; entenda

Durante anos, acreditava-se amplamente que o vinho tinto era benéfico para o coração, mas isto mudou

para você
Foto: Rodrigo Zeferino
LAZER

Associação Cultural Zélia Olguin abre inscrições para aulas gratuitas de ballet clássico

Desde 2007, o Centro de Referência já atendeu cerca de 2.000 crianças e adolescentes do Vale do Aço, com o objetivo de apresentar o universo da dança e das artes em geral, além de contribuir para a formação de público para o setor

TSE
POLíTICA

Continuação do julgamento no TSE pode determinar o futuro político de Jair Bolsonaro

A investigação do TSE está focada em comentários feitos por Bolsonaro contra o sistema eleitoral, durante uma reunião com embaixadores ocorrida em julho de 2022

Feriados de 2026 terão mais chances de emenda com fins de semana
LAZER

Feriados de 2026 terão mais chances de emenda com fins de semana

Ano terá 12 feriados nacionais e várias datas em segundas ou sextas-feiras, como Natal, Finados e Independência

GERAL

Polícia Militar de Minas Gerais inicia Operação "Curupira" para proteger o Meio Ambiente

Ação ocorre durante a Semana Nacional do Meio Ambiente e conta com a participação de vários órgãos de proteção ambiental