Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Usisaúde apresenta resultados expressivos em Atenção Primária

Para celebrar os cinco anos de implantação do Usifamília foi realizado um workshop de Atenção Primária à Saúde.

30/09/2019 às 18:35 por Redação Plox

No ano em que completa cinco anos de implantação do Usifamília, programa com uma proposta de cuidado com a saúde baseada no modelo conhecido, internacionalmente, como Atenção Primária, a Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), promoveu um workshop para apresentar os resultados alcançados. Os dados confirmam a assertividade do caminho traçado e das conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Durante o workshop, os colaboradores atuantes no Usifamília, como equipe médica, administrativa e multidisciplinar acompanharam a evolução do programa desde a sua implantação e conheceram os indicadores de qualidade do plano que, faz a diferença não apenas para a FSFX e a Usisaúde, mas, principalmente, para a saúde e para o bolso dos usuários. O Usifamília permite que um profissional qualificado e sua equipe se aprofundem no diagnóstico e no conhecimento das condições de vida e saúde do paciente e sua família, com uma melhor gestão das doenças crônicas. Os atendimentos são realizados em um mesmo lugar, sempre com foco na prevenção.

O programa resgata o conceito de médico da família, a partir do atendimento regionalizado e descentralizado, que promove a vinculação do paciente e de sua família a uma mesma equipe de saúde. Nesse modelo de assistência, há ganhos em proximidade, concentração das informações do histórico do paciente, estímulo ao vínculo entre profissionais e pacientes, tornando o atendimento mais pessoal, o diagnóstico mais completo e preciso, impactando positivamente na gestão da saúde da família.

FSFXFoto: divulgação

Resultados

Em 2014, a primeira unidade do Usifamília, implantada na Unidade II do Hospital Márcio Cunha, contava com nove equipes e tinha capacidade para até 15 mil vidas. Atualmente, a Usisaúde possui 10 unidades de atendimento ao plano de Atenção Primária, espalhadas pelas regiões do Vale do Aço, do Médio Piracicaba, de Belo Horizonte e da Baixada Santista. Os locais possuem capacidade para mais de 110 mil vidas, o que demonstra uma grande evolução.

O avanço também pode ser observado nas equipes, que há cinco anos contavam com apenas 24 profissionais e agora tem 113, o que representa quase cinco vezes mais. O número de consultas médicas ofertadas no mês em 2014 era 2.400 e agora esse número chega a 11.300. “A Fundação busca sempre oferecer aos beneficiários, um cuidado em saúde de melhor qualidade. O Usifamília consegue garantir uma linha de cuidado coordenada, integrada e focada na prevenção de doenças do paciente, envolvendo a família no consultório, otimizando custos e cativando os nossos clientes”, afirma o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.

O modelo do Usifamília permite uma integração entre ações preventivas e curativas no atendimento aos pacientes. “O programa consegue responder, de forma contínua e sistematizada, à maior parte das necessidades dos beneficiários. Uma das vantagens do Usifamília é permitir que profissionais qualificados se aprofundem no diagnóstico e no conhecimento das condições de vida do paciente e sua família, realizando uma melhor gestão da saúde”, conclui Marcelo Gouvea Teixeira, superintendente de Soluções Integradas em Saúde da FSFX. 

As pessoas interessadas em adquirir o plano Usifamília podem entrar em contato pelo 0800 283 0040 ou comparecer nos postos de atendimento da Usisaúde. Se o cliente já for beneficiário Usisaúde e desejar migrar para o programa de Atenção Primária, basta ir pessoalmente a um dos postos de atendimento da operadora.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Hospital de Minas participa de estudo nacional para detectar tuberculose em crianças
SAúDE

Hospital de Minas participa de estudo nacional para detectar tuberculose em crianças

Instituição mineira é referência na análise de 1.288 amostras em projeto que usa tecnologia avançada para diagnosticar a doença

hipertensão
SAúDE

Confira cinco doenças causadas pela pressão alta

Especialista adverte as graves consequências da hipertensão arterial

PMT
SAúDE

Prefeitura de Timóteo inaugura UBS que beneficiará mais de 10 mil moradores

A solenidade de inauguração na manhã desta sexta-feira contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti

Dormir demais pode prejudicar o cérebro, revela novo estudo
SAúDE

Dormir demais pode prejudicar o cérebro, revela novo estudo

Pesquisa aponta que mais de 9 horas de sono por noite está ligada a pior desempenho cognitivo e pode indicar outros problemas de saúde