A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma nova etapa da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), agora voltada também para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante.
A medida segue a diretriz do Ministério da Saúde, que ampliou temporariamente a faixa etária para a imunização. Com isso, além dos meninos e meninas de 9 a 14 anos, jovens entre 15 e 19 anos, 11 meses e 29 dias também poderão se vacinar até dezembro de 2025.
Para receber a dose única da vacina quadrivalente contra o HPV (HPV4), basta comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipatinga portando documento de identidade e cartão de vacinação. Durante o atendimento, os profissionais de saúde também avaliam a caderneta vacinal para verificar a necessidade de atualização com outras vacinas.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destacou a importância da ampliação da campanha.
“Essa é uma oportunidade única de proteção. A vacina contra o HPV previne doenças graves e reforça o compromisso da administração com a saúde pública”, afirmou.
Transmissível principalmente por via sexual, o HPV está associado a verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta. A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção. A ampliação da faixa etária vale para todos os municípios mineiros até o fim de 2025.