Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Maduro assina decreto para reagir a possíveis ataques dos EUA

Documento concede poderes especiais ao presidente venezuelano em caso de agressão externa

30/09/2025 às 10:38 por Redação Plox

Durante um encontro com diplomatas em Caracas, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que o presidente Nicolás Maduro assinou um decreto que declara estado de comoção externa, diante do que o governo classifica como ameaças vindas dos Estados Unidos.


Imagem Foto: Agência Brasil

A medida, segundo Rodríguez, confere ao chefe de Estado poderes extraordinários, a serem imediatamente acionados caso ocorra qualquer tipo de agressão contra o território venezuelano. Em sua fala, transmitida pela emissora estatal VTV, a vice-presidente destacou que o decreto garante ao presidente a autoridade para implementar ações em defesa e segurança nacional, incluindo a mobilização da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), o controle militar de serviços públicos, do setor petrolífero e gasífero, além de empresas básicas, com o objetivo de manter o pleno funcionamento desses setores em situação de crise.


Ela também apontou que o documento autoriza o possível fechamento de fronteiras terrestres, marítimas e aéreas da Venezuela. O decreto seria encaminhado ao Parlamento ou à Comissão Delegada em até oito dias após a assinatura, como estabelece a Constituição venezuelana, além de passar pela análise da Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça, que deve avaliar sua legalidade.


Rodríguez, que também ocupa o cargo de ministra de Hidrocarbonetos, afirmou que a presença de militares e navios americanos próximos às águas territoriais venezuelanas configura uma ameaça à soberania do país.
“O que hoje faz o governo dos Estados Unidos, o senhor da guerra [secretário de Estado americano] Marco Rubio contra a Venezuela é uma ameaça que a Carta das Nações Unidas proíbe”

, declarou.

O governo venezuelano acusa os EUA de utilizar o combate ao narcotráfico como pretexto para promover uma eventual mudança de regime. De acordo com Rodríguez, o decreto busca resguardar “a soberania, a independência e os interesses vitais e estratégicos” da nação. Ela também advertiu que qualquer pessoa, seja dentro ou fora do território venezuelano, que apoiar ou fizer apologia a uma intervenção militar estrangeira será responsabilizada judicialmente, dentro das leis e garantias constitucionais.


Encerrando sua fala, Rodríguez declarou:
“Já chega dos extremistas”

. A Constituição da Venezuela prevê que o estado de comoção pode ser decretado diante de conflitos internos ou externos que representem uma grave ameaça à segurança do país e de suas instituições.

Compartilhar a notícia

Para você
Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m
ESPORTES

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m

Lenda do skate atinge 94 km/h ao descer fachada de prédio público em Porto Alegre e faz história no esporte

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos

Agência inclui novo uso ao medicamento, antes restrito ao diabetes tipo 2; estudos indicam melhora nos sintomas e qualidade do sono.