Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PF investiga fraude em filiação de Lula ao PL

Ação busca evidências sobre registros falsos no sistema do TSE envolvendo nome do presidente

30/10/2024 às 11:26 por Redação Plox

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quarta-feira (30) uma operação para investigar a inclusão fraudulenta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como filiado ao Partido Liberal (PL), que teria ocorrido em julho de 2023. A investigação incluiu mandados de busca em endereços no Mato Grosso do Sul, onde reside um dos suspeitos.

A PF esclareceu que o Sistema de Filiação Partidária (Filia) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foi diretamente invadido; o que ocorreu foi a realização fraudulenta de um pedido de filiação em nome de Lula, utilizando dados falsificados. Essas informações foram registradas nos formulários padrão do sistema do TSE, após a etapa de validação feita por um funcionário do PL, que também está sob investigação.

Foto: Alberto Ruy/TSE

De acordo com os registros fraudulentos, o nome de Lula teria sido incluído como membro do diretório do PL em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde ele reside e onde o PT foi fundado. A apuração inicial revelou que um login pertencente a uma advogada do PL foi utilizado para alterar os dados de Lula no sistema do TSE.

Segundo a PF, o procedimento de filiação teve início por meio do formulário digital disponível no site oficial do partido. O responsável pelo pedido de filiação inseriu diversas informações pessoais, incluindo selfie e documentos, endereço, dados de contato, e confirmou os termos de uso, com o objetivo de formalizar a filiação.

As investigações foram motivadas por uma notícia-crime do TSE, após o tribunal identificar o registro do presidente da República como filiado ao partido de Jair Bolsonaro, adversário político de Lula nas eleições de 2022.

O processo de filiação é regulamentado pela Resolução nº 23.596, de 20 de agosto de 2019, do TSE, que define as normas de encaminhamento de dados de filiação pelos partidos políticos ao sistema eleitoral.

Compartilhar a notícia

Veja também
reprodução
POLíTICA

Politicando: Alexandre Silveira toma posse como ministro de Minas e Energia

Silveira já trabalhou com Lula em outro governo

pgr
POLíTICA

Revista íntima em presídios: PGR reitera necessidade de excepcionalidade e subsidiariedade

Equilibrar a necessidade de segurança nas prisões com o respeito aos direitos humanos

Lula acumula 97 dias em viagens internacionais durante mandato
POLíTICA

Lula acumula 97 dias em viagens internacionais durante mandato

Presidente esteve fora do Brasil em 46 ocasiões e passou 126 dias ausente, considerando deslocamentos

lemos-plox.jpeg
POLíTICA

“Boa atriz, chora e ri com facilidade”, fala Lemos em crítica à deputada Alê Silva

Lemos anunciou sua saída da disputa eleitoral como vice para Marcos Vinícius em Fabriciano

para você
Morre Edna Thibau, fundadora da marca Alphorria, aos 68 anos
FAMOSOS

Morre Edna Thibau, fundadora da marca Alphorria, aos 68 anos

Cerimônia de despedida será neste domingo (4), no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte

fgfg
ESPORTES

Ipatinga FC confirma retorno de volante que participou do acesso em 2022

Atleta esteve no ano do acesso, em 2022, tendo sido peça fundamental

ESPORTES

Piloto morre em acidente no SuperBike Brasil em Interlagos

João Eloi, de 57 anos, é a segunda vítima fatal na competição em 2024, ampliando série de tragédias no autódromo.

 Prédio desaba nesta madrugada em Poços de Caldas  Corpo de Bombeiros/ divulgação
GERAL

Desabamento de prédio em Poços de Caldas mobiliza ações de segurança

Incidente com edifício em construção não registra feridos, mas exige evacuação preventiva de moradores próximos