Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Empresas têm até 20 de dezembro para pagar segunda parcela do 13º salário
Prazo para a primeira parcela terminou em 28 de novembro; veja quem tem direito, como é feito o cálculo e quais são os descontos aplicados na segunda parcela do benefício
30/11/2025 às 15:27por Redação Plox
30/11/2025 às 15:27
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário terminou na sexta-feira (28). Agora, as empresas têm até 20 de dezembro para depositar a segunda parcela aos trabalhadores com direito ao benefício.
Benefício destinado a trabalhadores que exerceram atividade ao longo do ano
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Têm direito ao 13º salário os trabalhadores que atuaram com carteira assinada durante todo o ano. Quem foi admitido ao longo de 2025 também recebe, mas de forma proporcional ao número de meses trabalhados.
Como é feito o cálculo do 13º salário
O valor do 13º é calculado dividindo-se a remuneração integral por 12 e multiplicando o resultado pelo número de meses trabalhados no ano. Entram nessa conta outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões.
A primeira parcela é calculada com base na média salarial dos 11 primeiros meses do ano, de janeiro a novembro. Já a segunda parcela corresponde a até 11/12 avos do valor total do benefício. Nessa segunda etapa, são feitos os descontos de INSS e Imposto de Renda, quando houver incidência.
Fiscalização e canais para denúncias
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o responsável por orientar empregadores e fiscalizar o pagamento correto do 13º salário. Em caso de dúvidas ou suspeita de irregularidades, o trabalhador pode procurar a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego mais próxima ou registrar denúncia nos canais oficiais do MTE.
De acordo com estimativas econômicas, o pagamento do 13º salário tem potencial de injetar cerca de R$ 369 bilhões na economia brasileira, reforçando o consumo no fim do ano e movimentando diversos setores.
Cantor sertanejo afirma que agressão contra Lays Alves, em frente à loja dela, teria sido cometida por ex-companheira e atual marido; artista relata histórico de ameaças, nega ser ausente na vida da filha e diz confiar na Justiça
Cantor sertanejo afirma que agressão contra Lays Alves, em frente à loja dela, teria sido cometida por ex-companheira e atual marido; artista relata histórico de ameaças, nega ser ausente na vida da filha e diz confiar na Justiça