Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Mulher desenvolve câncer de pele após ter o dedo cortado por manicure

Mulher desenvolve câncer de pele após ter o dedo cortado por manicure

31/01/2023 às 10:59 por Redação Plox

Uma simples ida à manicure – com direito a um corte profundo na área da cutícula – rendeu a uma moradora da Califórnia (EUA) um câncer de pele.

Grace Garcia, de 50 anos, costumava frequentar sempre a mesma manicure, mas no fim de 2021, com a movimentação antes do Dia de Ação de Graças, ela foi a outro salão, que parecia "chique".

 

 

Vírus HPV usos lesão no dedo como "porta de entrada", em um caso raro, afirma médico

 

 

"Ela [manicure] me cortou, e o corte não foi apenas um corte normal na cutícula. Ela me cortou fundo e foi uma das primeiras vezes que isso aconteceu comigo", contou Grace ao programa de TV "Today", da emissora NBC.

A cliente ainda afirma que não pôde verificar naquele momento se a profissional utilizou ferramentas esterilizadas.

O corte virou uma lesão que, de acordo com Grace, "nunca melhorou", mas não estava tão ruim assim.

 

 

 

Ela recorreu a uma pomada antibiótica, mas continuou com uma protuberância no dedo lesionado.

Foi, então, que a mulher decidiu procurar um médico, mas saiu com o diagnóstico de um "calo de escrever", algo que considerou inadequado, pois ela não usava o seu dedo anelar quando escrevia.

Em abril de 2022, Grace foi ao ginecologista, que sugeriu que ela procurasse um dermatologista. Este último disse apenas para ela ficar de olho na lesão.

O machucado evoluiu de uma protuberância para uma ferida aberta e, posteriormente, para uma verruga. Foi quando ela retornou a outro dermatologista e foi submetida a uma biópsia. "Eu sabia que não era bom", desabafou ao "Today".

O que se descobriu foi um carcinoma de células escamosas, um tipo comum de câncer de pele.

Embora esse tipo de tumor seja muito frequente por exposição ao sol, no caso de Grace, os médicos acharam algo raro: a causa do câncer era o papilomavírus humano, o HPV.

"É muito raro por várias razões. De um modo geral, as cepas que causam câncer do ponto de vista do HPV tendem a ser mais transmitidas sexualmente", explicou ao programa o dermatologista Teo Soleymani, que atendeu Grace.

Segundo o especialista, a lesão provocada pelo alicate no dedo da paciente "se tornou a porta de entrada" do vírus.

"Então aquela pele grossa que temos nas mãos e nos pés que funciona como uma barreira natural contra infecções e coisas assim não existia mais, e o vírus foi capaz de infectar a pele dela", acrescentou.

A descoberta do câncer em estágio inicial "provavelmente a salvou de ter o dedo amputado", comentou o médico.

Ela passou por uma cirurgia que usou uma técnica que permite ao médico ver 100% da borda do tumor e retirá-lo integralmente, o que garante uma "alta taxa de cura"  sem remover muita pele.

Soleymani recomendou ainda que qualquer pessoa que tenha um crescimento na pele que não desaparece em cerca de quatro semanas devem procurar um médico. Além disso, ele recomenda a vacinação contra o HPV como forma de minimizar os riscos.

O câncer de unha, especificamente, é um tipo diferente do identificado em Grace. Ele pode ser confundido, por exemplo, com uma micose.

 

 

O mês de dezembro é marcado pela prevenção ao câncer mais incidente no Brasil, o de pele. O tipo mais frequente no país é o carcinoma basocelular, considerado pouco agressivo, seguido do carcinoma espinocelular (não tão agressivo, mas que pode evoluir para metástase) e do melanoma — origina-se nas pintas e é o mais perigoso.
Para ter um tratamento curativo e mais simples em qualquer um dos casos, o indivíduo deve estar atento aos primeiros sinais da doença. No caso dos carcinomas basocelular e espinocelular, há lesões avermelhadas e elevadas que parecem verrugas e espinhas, mas não coçam nem doem. 
O melanoma, por sua vez, deixa a pinta com formato irregular e com múltiplas cores, e pode coçar, machucar e sangrar. Estar atento a esses sinais é essencial, mas as pessoas também devem conhecer o que é mito ou verdade sobre a doença

Compartilhar a notícia

Veja também
UPA_noturna.jpg
SAúDE

Timóteo inaugura a nova Unidade de Pronto Atendimento

A UPA de Timóteo leva o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memorian)

Covid-19: mortes recuam 30,4% e atingem menor média no ano
SAúDE

Covid-19: mortes recuam 30,4% e atingem menor média no ano

Dados da Fiocruz indicam menor média de mortes desde dezembro de 2020

Funcionários serão isolados após surto de gripe aviária em MG
SAúDE

Funcionários serão isolados após surto de gripe aviária em MG

Trabalhadores de fazenda na Grande BH ficarão confinados por 10 dias após confirmação de foco da doença

Cs
SAúDE

Poder Público realiza consulta pública sobre a operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo

Na tarde desta quinta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou um histórico e o estudo que embasou a minuta para a concessão da unidade hospitalar

para você
EMPREGO

Crea-MG abre novo concurso público com salário de até R$ 12 mil

O exame será aplicado em Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Divinópolis, Varginha, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Ipatinga e Governador Valadares para a vaga de fiscal, e somente em Belo Horizonte para as demais vagas

cenas de sexo de Xuxa e menino
FAMOSOS

Filme “proibido” com Xuxa tendo relações com menino de 12 anos será exibido na TV

A apresentadora pagava cerca de R$ 350 mil por ano para evitar a exibição do filme

montagem
FAMOSOS

Globo demite os jornalistas Alberto Gaspar e Ari Peixoto

Motivo seria nova redução de custos

Luísa Sonza fará dois shows na periferia durante a Virada Cultural de SP
LAZER

Luísa Sonza fará dois shows na periferia durante a Virada Cultural de SP

Cantora se apresenta nos bairros de São Miguel Paulista e Campo Limpo; evento reúne mais de 20 palcos com artistas como João Gomes, Michel Teló e Vanessa da Matta