Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Secretário de Saúde faz apelo para que mineiros tomem a vacina contra a gripe

Só 28,6% do público-alvo foi imunizado; objetivo é evitar internações e óbitos, especialmente em meio à pandemia

31/05/2021 às 18:41 por Redação Plox

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, faz um apelo para que os mineiros que foram chamados a se vacinar procurem o posto de saúde para se imunizar contra a gripe.

“É importante que a população entenda que a gripe também é uma doença que pode matar. Ela tem uma letalidade menor, mas pode ter gravidade e levar à morte. Então, a população tem que ir aos postos de saúde e tomar a vacina”, ressalta.

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

 

Até esta segunda-feira (31/5), apenas 28,6% do total de 8.433.958 mineiros do grupo prioritário haviam sido imunizados contra a gripe, conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde. O objetivo da operação, que começou em 12/4, é vacinar pelo menos 90% do público-alvo até o fim da campanha, em 9/7.

Público alvo

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 9 de julho. A primeira etapa, que terminou no início de maio, buscou imunizar gestantes, puérperas (mães que deram à luz recentemente), trabalhadores da Saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos, e povos indígenas. Agora, é a vez de professores e idosos (acima de 60 anos).

Na terceira fase, a partir de 9/6, somam-se ao público prioritário pessoas com comorbidades, indivíduos com deficiência permanente, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e socioeducativo, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, membros das Forças de Segurança e Salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte e de portos.

Embora a campanha seja dividida em etapas, as unidades de Saúde seguem vacinando quem está incluído no grupo prioritário da primeira fase e ainda não se imunizou.

Reforço

Para aumentar a adesão da população, o Governo de Minas Gerais está intensificando o acompanhamento da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza com as Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado. A medida busca evitar novas hospitalizações e garantir que o sistema de Saúde não fique ainda mais sobrecarregado neste cenário de pandemia de covid-19.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Josianne Gusmão, também reforça a importância da proteção. “A vacina contra a influenza tem o objetivo de reduzir complicações, hospitalizações e óbitos, especialmente nesse momento de pandemia, em que já temos internações por covid-19. Ela não é para evitar o resfriado em si, mas suas formas mais graves”, afirma.

Com reuniões três vezes por semana e orientações para as equipes de saúde foi possível aumentar a adesão à campanha, mas ainda é preciso avançar mais na imunização.

“Conseguimos reforçar o acompanhamento, sinalizando a importância do alcance da meta, e é nítida a diferença entre uma etapa e outra. No início de maio, tínhamos apenas 9% do público-alvo vacinado. Agora, ultrapassamos 28%”, explica Josianne Gusmão.

Covid-19

A vacinação contra a influenza é feita no mesmo momento em que os mineiros também buscam se imunizar contra o coronavírus. A coordenadora de imunizações da SES-MG lembra que é preciso dar um intervalo de 14 dias entre a aplicação das doses de cada uma das vacinas.

“A covid-19 e a gripe têm sintomas muito semelhantes, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e coriza. Se uma pessoa apresenta esse quadro, o ideal é que ela busque a unidade de saúde para ser avaliada por um profissional, que vai traçar o acompanhamento clínico”, alerta Josianne.

Detalhamento

Confira quantas doses já foram aplicadas em Minas Gerais, por público prioritário, e a porcentagem de imunizados com relação ao total de cada um dos grupos:

1ª FASE (12/4 a 10/5)

Crianças - 899.793 (62,2%)

Gestantes - 98.779 (51,3%)

Trabalhadores de saúde - 265.182 (43,8%)

Puérperas - 19.646 (62%)

Povos indígenas - 10.325 (75,3%)

 

2ª FASE (11/5 a 8/6)

Idosos - 1.008.642 (29,3%)

Professores - 107.133 (39,8%)

 

3ª FASE (9/6 a 9/7)

Pessoas com comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

População privada de liberdade

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Forças de segurança e salvamento

Forças armadas (membros ativos)

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte

Trabalhadores portuários 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Muitas pessoas preferem beber água com gás PIXABAY
SAúDE

Saúde e água gaseificada: entenda os prós e contras

Bebida pode trazer sensação de limpeza das papilas gustativas

t
SAúDE

"A luta silenciosa contra a incontinência: o medo e a vergonha dificultam diagnóstico e tratamento"

A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando.

SAúDE

Vírus letais desafiam a OMS: Raiva, Ebola, Marburg e Nipah preocupam mais que Covid e Mpox

Até o momento, não há vacina disponível para o combate a esse vírus, o que intensifica os temores em relação a sua disseminação.

cigarro.jpg
SAúDE

Oito em cada 10 casos de câncer na região da cabeça e pescoço têm relação com o cigarro

Entre os mais atingidos estão os homens, principalmente a partir de 50 anos

para você
Técnica de maquiagem com corretivos coloridos conquista usuários nas redes sociais
LAZER

Técnica de maquiagem com corretivos coloridos conquista usuários nas redes sociais

Método baseado na neutralização de imperfeições usando o círculo cromático se torna popular entre consumidores comuns e ganha força no Tiktok

POLíCIA

PF realiza operação contra empresa terceirizada suspeita de fraudar licitações do governo federal

A principal investigada é a empresa R7 Facilities – Manutenção e Serviços Ltda., que também mantinha contrato com a própria PF

Demissões em massa no Itaú atingem funcionários em trabalho remoto
EMPREGO

Demissões em massa no Itaú atingem funcionários em trabalho remoto

Banco justifica desligamentos por baixa produtividade; sindicato critica e aponta cortes em larga escala

Lula diz que prefere viver 120 anos a ir para o céu
POLíTICA

Lula diz que prefere viver 120 anos a ir para o céu

Presidente reafirma desejo de permanecer na Terra para ajudar na construção de um mundo melhor