Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vírus letais desafiam a OMS: Raiva, Ebola, Marburg e Nipah preocupam mais que Covid e Mpox

Até o momento, não há vacina disponível para o combate a esse vírus, o que intensifica os temores em relação a sua disseminação.

01/09/2024 às 00:57 por Redação Plox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado sobre o aumento dos riscos de contaminação pelo vírus da Mpox, anteriormente conhecido como varíola dos macacos. Recentemente, uma nova mutação, o clado 1b, se espalhou na África e já atingiu a Europa. Contudo, além da Covid-19 e da Mpox, a OMS se preocupa com outros vírus ainda mais letais, descritos como "pesadelos" para a entidade internacional de saúde. Entre eles, destacam-se os vírus da Raiva, Ebola (DVE), Marburg (MARV) e Nipah.

Raiva: ameaça quase 100% letal para não vacinados

O vírus da Raiva, pertencente ao gênero Lyssavirus e da família Rabdoviridae, afeta mamíferos e é transmitido através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados, como morcegos, cachorros e macacos. Esse vírus atinge o sistema nervoso central, causando inflamações que podem alcançar o cérebro. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, formigamento e coceira no local da mordida, irritabilidade, alucinações, paralisia muscular, coma e morte. A taxa de letalidade da Raiva é praticamente 100% em indivíduos não vacinados.

Pixabay

Ebola: alta mortalidade associada a condições de tratamento

O vírus do Ebola também é transmitido entre mamíferos e se espalha por meio da troca de fluidos corporais de pessoas infectadas. A letalidade dessa doença varia de 25% a 90%, dependendo da qualidade dos cuidados médicos recebidos. Os sintomas incluem dor de garganta, febre, dor de cabeça, vômitos, diarreia, insuficiência hepática e renal, além de hemorragias em estágios avançados. A gravidade da doença torna o Ebola um dos vírus mais temidos pela OMS.

Marburg: uma das maiores taxas de letalidade e sem vacina disponível

O vírus de Marburg é outro motivo de preocupação, com uma taxa de letalidade que pode chegar a 90%. Transmitido principalmente por morcegos e, subsequentemente, de pessoa para pessoa através de fluidos corporais, essa doença é endêmica na África e se manifesta por meio de vômitos, dores no abdômen, peito e garganta, além de afetar o intestino. Nos casos mais severos, o vírus pode causar inflamação do pâncreas, hemorragias e falência de múltiplos órgãos. Atualmente, o vírus de Marburg é o único entre os mencionados que ainda não possui uma vacina disponível comercialmente.

Nipah: potencial para mutações perigosas e alta taxa de letalidade

Identificado pela primeira vez em 1999 em uma vila na Malásia, o vírus Nipah, que pertence à classe dos paramixovírus, é transmitido por fluidos de morcegos e apresenta uma taxa de letalidade que pode chegar a 75%. Pesquisadores estão preocupados com a possibilidade de o Nipah sofrer mutações que o tornem mais transmissível, o que poderia desencadear uma crise de saúde global. Até o momento, não há vacina disponível para o combate a esse vírus, o que intensifica os temores em relação a sua disseminação.

Compartilhar a notícia

Veja também
vacinação
SAúDE

Timóteo vacina nesta terça-feira trabalhadores da Educação com idade entre 18 e 59 anos

Os usuários deverão estar atentos às normas de segurança, como o uso de máscara e distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoa

Foto: Ascom PMI / Divulgação
SAúDE

Teste do pezinho em Minas Gerais diagnostica primeiro caso de AME

Ampliação do teste permite detecção precoce de doenças raras em recém-nascidos

49727106598_22063032d7_c.jpg
SAúDE

Coronavírus pode ficar por até 16 horas suspenso no ar, diz estudo

t
SAúDE

"A luta silenciosa contra a incontinência: o medo e a vergonha dificultam diagnóstico e tratamento"

A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando.

para você
Brasil envia alimentos e remédios para Gaza após anúncio de Janja
POLíTICA

Brasil envia alimentos e remédios para Gaza após anúncio de Janja

Presidente Lula determina envio de ajuda humanitária à população palestina durante crise destacada no Fórum Mundial da Alimentação

csdc
FAMOSOS

Anderson Leonardo, do Molejo, retorna à UTI; família pede privacidade

O artista enfrenta um momento complicado de saúde, mas mantém-se lúcido e respira de forma independente

EMPREGO

Edital PMSP publicado: 2.700 vagas com salário inicial de R$ 4,8 mil ; saiba mais

As provas estão marcadas para 16 de fevereiro de 2025, com duração de cinco horas.

azeite.jpg
ECONOMIA

Total de 33 marcas de azeite são suspensas pelo Ministério da Agricultura

suspensão acontece porque foram identificadas adulterações nos produtos, em que 59 lotes estavam fraudados