Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Todas as bebidas adulteradas no Estado de SP saíam da mesma família , diz delegado-geral

Polícia Civil desmantela fábrica clandestina em São Bernardo do Campo responsável por produzir bebidas que resultaram em pelo menos seis mortes por intoxicação

17/10/2025 às 16:04 por Redação Plox

A Polícia Civil de São Paulo acredita que todas as bebidas adulteradas com metanol apreendidas no Estado tenham sido produzidas em uma fábrica clandestina operada por uma família em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O chefe da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian,

O chefe da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian,

Foto: Redes Sociais


Investigação aponta responsável pelo esquema

Segundo as autoridades, Vanessa Maria da Silva é apontada como a principal responsável pelo esquema e foi presa em flagrante na semana passada. Sua defesa não foi localizada até o momento.

A gente consegue estabelecer um vínculo grande que todas as bebidas saíram, em algum momento, desse círculo familiar que envolve a Vanessa. É óbvio que a investigação continua. O primeiro ciclo dessa cadeia criminosa foi fechado com a operação de hoje. – Artur Dian, delegado-geral da Polícia de São Paulo

Cadeia de produção envolvia família e postos de combustíveis

A investigação identificou que o esquema incluía não apenas Vanessa, mas também seu irmão, pai e cunhado, todos detidos. A família recebia etanol adulterado com metanol de dois postos de combustíveis da região. Os policiais chegaram até esses locais a partir de movimentações financeiras ligadas ao núcleo familiar.

As bebidas adulteradas eram distribuídas para bares e restaurantes, principalmente no Estado de São Paulo. Segundo a polícia, parte das mortes e casos graves de intoxicação já foi diretamente relacionada à fábrica clandestina.

Vítimas e operação policial

O caso ganhou força após a investigação das mortes de dois homens, Ricardo Lopes e Marcos Antônio Jorge Júnior, que consumiram bebida contaminada em um bar da Mooca, já interditado pela Vigilância Sanitária. O estabelecimento declarou colaborar com as investigações e afirma adquirir apenas produtos de fornecedores oficiais, com nota fiscal.

Abastecimento irregular e possível abrangência

De acordo com a polícia, o etanol com metanol utilizado nas bebidas saiu de dois postos do ABC e foi comprado para o esquema clandestino. A origem da substância permanece sendo apurada, inclusive pela Polícia Federal, que investiga se o metanol é proveniente de materiais abandonados por criminosos em operações policiais.

As autoridades descartam qualquer envolvimento de facções criminosas com o esquema até o momento, afastando uma possível ligação com a operação Carbono Oculto.

O combustível que estava na casa da Vanessa foi comprado nesses postos de gasolina e foi constatado que essas bombonas continham etanol com metanol. – Artur Dian, delegado-geral da Polícia de São Paulo

Seguem apurações sobre a extensão do caso

A polícia investiga se a fábrica de São Bernardo do Campo teria fornecido bebidas adulteradas a outros municípios ou Estados, mas ainda não há confirmação dessa expansão. O inquérito segue em andamento para verificar a possível abrangência da distribuição irregular.

Até agora, seis mortes em São Paulo são atribuídas ao consumo das bebidas contaminadas, incluindo casos com consequências graves, como perda de visão.

Compartilhar a notícia

Veja também
Encontro de Bandas de Música em Antônio Dias reúnem comunidade e tradição
GERAL

Encontro de Bandas de Música em Antônio Dias reúnem comunidade e tradição

Evento reúne cerca de 200 músicos e marca a formatura de alunos do Programa Mais Música com apoio da comunidade e instituições

GERAL

Minas Gerais pretende dobrar número de radares nas rodovias até 2026; saiba mais

A medida está prevista em um edital lançado no final de dezembro.

WhatsApp Image 2020-04-12 at 11.27.49 (2).jpg
GERAL

Chuva arranca calçamento de ruas em Manhuaçu

acolhimento
GERAL

HMC destaca atuação de voluntários em apoio à saúde e na promoção cultural

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, a atuação do Coral FSFX, da Pastoral da Saúde da Apirva e do Programa VOU no HMC soma em representatividade social.

para você
Foto: Reprodução de vídeo
ESPORTES

Messi esclarece rumores sobre ausência em amistoso em Hong Kong

Astro do futebol desmente boatos políticos e explica motivo físico para não jogar

IMG_9796.JPG
SAúDE

Ipatinga irá realizar cerca de mil testes rápidos para Covid-19 nesta semana

Prefeitura diz que testes rápidos para Covid-19 realizados no município são aprovados por grandes entidades do setor laboratorial

fsfx
EMPREGO

FSFX recebe currículos para oportunidades de emprego em Ipatinga

A iniciativa de abertura do Banco de Oportunidades demonstra o compromisso da entidade em fomentar o desenvolvimento da região

Após interdição, Parque da Serra do Cipó reabre todos os atrativos
LAZER

Após interdição, Parque da Serra do Cipó reabre todos os atrativos

Visitantes já podem acessar trilhas e cachoeiras após manutenção e ações de segurança ambiental