Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Em seu ultimo dia no STF Barroso quer votar sobre descriminalização do aborto

Ministro do STF solicita ao presidente Edson Fachin retomada do julgamento da ADPF 442 e valida planos estaduais para combater violações em prisões

17/10/2025 às 15:33 por Redação Plox

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (17) ao presidente da Corte, Edson Fachin,a convocação de uma sessão virtual extraordinária para analisar uma ação que discute a descriminalização do aborto.

Ministro Roberto Barroso participa de sessão no STF sobre descriminalização do aborto, destacando importância do debate antes de sua aposentadoria.

Ministro Roberto Barroso pediu sessão no STF sobre descriminalização do aborto, destacando importância do debate antes de sua aposentadoria.

Foto: Reprodução

Retomada do julgamento virtual

Barroso cancelou um pedido de destaque que havia apresentado anteriormente no processo, permitindo que o caso volte ao plenário virtual, onde deve registrar seu voto. Essa movimentação ocorreu um dia antes do início de sua aposentadoria, prevista para sábado (18).

O caso em questão é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que trata da descriminalização da interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação.

Com o cancelamento do destaque, o julgamento pode ser retomado no ambiente virtual do STF, abrindo caminho para a manifestação de Barroso antes de sua saída da Corte.

Ministro Barroso em sessão do STF, onde pediu retomada virtual do julgamento sobre descriminalização do aborto.

Ministro Barroso em sessão do STF,

Foto: Reprodução

Histórico do caso

Em 2023, Barroso apresentou o pedido de destaque que interrompeu a votação no plenário virtual após voto favorável de Rosa Weber, então presidente do STF, que colocou a ação em pauta pouco antes de sua aposentadoria. Desde então, a análise havia migrado para o plenário presencial, sem data definida para votação.

Durante sua gestão como presidente do STF, Barroso não retomou o tema. Em diferentes momentos, defendeu que o debate precisava ser amadurecido e afirmou que o país ainda não estava pronto para enfrentá-lo. A suspensão da votação manteve o caso paralisado até o novo encaminhamento nesta sexta-feira.

Planos para o sistema prisional

Nesta sexta (17), Barroso também validou planos estaduais voltados ao enfrentamento de violações de direitos humanos em prisões. A elaboração dessas diretrizes integra a decisão do STF que reconheceu violações sistemáticas no sistema carcerário brasileiro.

O plano nacional, batizado de Pena Justa, já foi lançado e encontra-se em vigor.

A validação dos planos estaduais representa mais um passo na resposta do Judiciário às condições do sistema prisional no país.

Compartilhar a notícia

Veja também
Bolsonaro
POLíTICA

Bolsonaro se encontra com prefeitos de Minas em busca de apoio para segundo turno

As lideranças municipais entregaram uma carta de reivindicações das cidades do estado mineiro a Bolsonaro

POLíTICA

Denúncia contra Bolsonaro gera reações de parlamentares mineiros nas redes

Políticos de esquerda celebram a decisão, enquanto parlamentares da direita ironizam a denúncia apresentada pela PGR

Deputado Lincoln Drumond participa de ato contra Lula e Alexandre de Moraes em BH
POLíTICA

Deputado Lincoln Drumond participa de ato contra Lula e Alexandre de Moraes em BH

Político do Vale do Aço participou de manifestação na Praça da Liberdade pedindo impeachment de Alexandre de Moraes

Ato na Avenida Paulista reúne 15 mil em protesto contra Trump, tarifaço e Bolsonaro
POLíTICA

Ato na Avenida Paulista reúne 15 mil em protesto contra Trump, tarifaço e Bolsonaro

Manifestação liderada por centrais sindicais contou com presença de parlamentares da esquerda e críticas a políticos nacionais e internacionais