seg, 09/01/2017 - 13:20

6ª morte por suspeita de Febre Amarela em Caratinga

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou uma nota sobre os casos de febre hemorrágica

Publicidade
Mais uma morte por suspeita de Febre Amarela foi registrada na madrugada desta segunda-feira (9) em Caratinga-MG. João Alexandre de Oliveira, de 51 anos, é morador do Córrego da Lajinha, na zona rural de Ubaporanga, e estava internado no Pronto Atendimento Microrregional (PAM).

Segundo informações, a vítima deu entrada com no PAM com sintomas semelhantes da doença. O irmão da vítima não sabe informar se João era vacinado contra a Febre Amarela.

Vídeo postado no YouTube

Publicidade
Publicidade

Nota divulgada no dia 06/01

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) notificou ao Ministério da Saúde a suspeita de 12 casos de febre hemorrágica, com a ocorrência de cinco óbitos nos municípios de Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga e Imbé de Minas.

Dentre as doenças sob suspeita estão a febre amarela, dengue, leptospirose e febre maculosa. Os testes para o diagnóstico da doença estão sendo realizados no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Todos os municípios fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como todo o estado de Minas Gerais.

É importante destacar que o Ministério da Saúde recomenda às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, a vacinação contra a doença. Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O estado de Minas Gerais conta com 250 mil doses da vacina em seu estoque. As vacinas são fornecidas mensalmente pelo Ministério da Saúde e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.

A equipe técnica da SES-MG está em campo para apoiar os municípios na investigação dos casos e nas ações de mobilização, controle e vacinação.

Saiba Mais: Febre Amarela pode ter causado a morte de 5 pessoas em Caratinga

 

qua, 18/01/2017 - 17:28

Pastor Valdemiro é resgatado em barco à deriva em SP

Pastor, genro dele e piloto da lancha saíram para pescar na manhã de terça. Embarcação ficou em alto-mar por cerca de 15 horas até ser resgatada
qua, 18/01/2017 - 16:47

Padre que promovia orgias com mulheres de paróquia deixa fiéis escandalizados

Homem foi descoberto durante uma investigação policial de violência privada e favorecimento à prostituição. Ele foi afastado de suas funções
qua, 18/01/2017 - 16:08

Mais de 3,8 mil concursados são convocados para atuar em hospitais universitários

Contratação de novos profissionais vai promover melhorias no atendimento oferecido à população
qua, 18/01/2017 - 16:06

Baixa no estoque ameaça vacinação contra febre amarela em Fabriciano

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o município aguarda novas doses da vacina, distribuída pelo governo do Estado