sab, 15/07/2017 - 10:42

Prefeitura de Ipatinga destina à indústria mais de 20 toneladas de pneus velhos

Esta é a terceira limpeza realizada no local este ano

Publicidade
Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) realizou uma nova retirada de pneus velhos e inservíveis do Ecoponto localizado no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre. Foram recolhidas 20 toneladas.

Esta é a terceira limpeza realizada no local este ano. A maioria dos pneus que são depositados no local é originária de borracharias do município, particulares ou encontrados em área de descarte irregular durante limpeza de entulho e lixo feita por equipes do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb).

O objetivo é desafogar o espaço do Ecoponto, que está passando por reforma, com ampliação da cobertura do galpão onde são depositados os pneus.

Além disso, o recolhimento evita que o material continue poluindo o meio ambiente e servindo como foco de proliferação de mosquitos.  

Publicidade
Publicidade

A expectativa é que na próxima sexta-feira (21) ocorra uma nova retirada, sendo a carga enviada para reciclagem na cidade de Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, como já aconteceu no final dos meses de março e junho. Os pneus inservíveis são utilizados pela indústria como base para a produção de asfalto, cimento e artigos de borracha.

A retirada desta sexta foi feita por meio de parceria existente entre a Prefeitura de Ipatinga e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada por empresas fabricantes de pneus e ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O organismo mantém uma rede nacional de postos de coleta e destinação adequada para os pneus descartados.
A ação está em conformidade com a Resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada.
 

dom, 23/07/2017 - 08:33

Em artigo, Joesley Batista diz que vazamento da delação foi 'dia de seu renascimento'

No artigo, Joesley revelou que reagiu com "medo, preocupação e angústia" ao ver a divulgação do conteúdo de seu acordo com a Procuradoria-Geral da República. Passados dois meses de abalo nas estruturas do Palácio do Planalto, ele alega que decidiu "entreg
dom, 23/07/2017 - 07:38

Caso de homofobia causa revolta em clientes do Chopp da Fábrica

Caso ocorreu por volta de meia noite, quando um casal pediu para que não fosse mais atendido por uma garçonete, pelo fato dela ser homossexual
dom, 23/07/2017 - 07:24

Americano lista 50 motivos pelos quais detesta e adora morar no Brasil

Peter Wood mora em Belo Horizonte desde agosto de 2016 e cursa pós-doutorado na UMFG; ele também destaca o que ama e odeia na capital
sab, 22/07/2017 - 14:15

Circuito SESI de Corrida de Rua em Ipatinga está com inscrições abertas

A renda arrecadada com as inscrições será doada para cinco instituições do Vale do Aço