qui, 20/04/2017 - 15:05

Baixa no estoque de sangue preocupa hospitais da região

Carência é maior dos doadores de fator RH negativo. População é convocada a participar de campanha prevista para 6 de maio

Publicidade
A Agência Transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga (HMI) está em situação crítica devido ao baixo estoque de bolsas de sangue com fator RH negativo. A queda nos estoques chega a 30% do volume necessário para atender a unidade hospitalar. O HMI consome, em média, 110 bolsas de sangue todos os meses.

Com o objetivo de promover o abastecimento do estoque de bolsas de sangue, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Fundação Hemominas, realizará no dia 6 de maio uma nova campanha para doação de sangue. A ação acontecerá das 9h às 16h, com posto de coleta no campus da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), no bairro Veneza.

Como explica a farmacêutica da Agência Transfusional do HMI, Monise Fonseca, o intuito é sensibilizar a população não somente de Ipatinga, mas de todo Vale do Aço, uma vez que “a coleta de sangue beneficiará não apenas o Hospital Municipal de Ipatinga, mas outras unidades hospitalares da região conveniadas ao Hemominas, incluindo Vital Brazil, Unimed e São Camilo”.

Somados, estes hospitais consomem cerca de 400 bolsas por mês. No Vale do Aço, apenas o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, possui banco de sangue com posto de coleta próprio, mas para atender a demanda interna. A demanda do hospital é grande. Por mês, o setor de hemoterapia do HMC produz de 680 a 700 bolsas de hemocomponentes.

Publicidade
Publicidade

Ainda segundo a técnica, “o processo de doação é seguro e retira apenas uma pequena quantidade de sangue (450 ml) da corrente sanguínea, reposta pelo corpo do doador em até 24 horas”, pontua.

Vacina contra gripe X Doação de Sangue
A Fundação Hemominas orienta os candidatos à doação de sangue e que também irão se vacinar contra a gripe, que se imunizem pelo menos dois dias antes da campanha, evitando que haja impedimento temporário para a doação.

O sangue doado é usado em pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças que precisam de transfusões frequentes; vítimas de queimaduras e acidentes graves que necessitam de cirurgias de urgência, e também é destinado àqueles que passarão por cirurgias eletivas (programadas). Vale lembrar que o sangue humano é insubstituível e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

No dia da coleta, o candidato à doação deve estar alimentado, ter dormido bem na noite anterior (mínimo de seis horas), não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes e, se for tabagista, não fumar até duas horas antes.

Mais informações: 3828.5637.
 

qua, 26/04/2017 - 23:15

Homem mata ex-mulher a facadas após prisão por Lei Maria da Penha

Dayane Gianetty foi espancada até desmaiar e depois foi morta a golpes de faca. Antes de fugir, o criminoso ainda passou com o carro sobre o corpo da ex-mulher
qua, 26/04/2017 - 22:45

Balas 'recheadas' com chumbinho envenenam crianças no interior de MG

Moradores acreditam que o crime pode ter relação com o "jogo da baleia azul"
qua, 26/04/2017 - 18:22

Ipatinga encerra programação de aniversário neste fim de semana

Parque Ipanema será palco de diversas atrações; kartódromo receberá Grande Prêmio Vale do Aço de Kart
qua, 26/04/2017 - 15:19

Homem flagra namorada dormindo com outro, tira selfie e viraliza nas redes

"Pessoas de todo o mundo demonstraram amor!", escreveu Duston nesta segunda-feira, compartilhando várias das mensagens recebidas.