qui, 20/04/2017 - 19:14

Ipatinga promove Semana do Dia D de combate ao mosquito da Dengue

Confira a programação

Publicidade
Dentre as ações em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no período de 24 a 28 de abril, em diversos bairros, uma semana de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti.

A praça principal do bairro Bom Jardim será o ponto de partida das ações do Dia D, às 8h de segunda-feira (24). Diversas atividades serão promovidas, como visitas dos Agentes de Combates a Endemias (ACE’s) nos domicílios, buscando possíveis criadouros do mosquito, eliminando focos, realizando o tratamento químico e dando orientações sobre os riscos das arboviroses.

Na manhã desta quinta-feira (20), a secretária de Saúde, Kátia Barbalho, recebeu em seu gabinete uma comitiva de líderes comunitários para apresentar a programação definida para os bairros onde serão realizados os eventos.

Publicidade
Publicidade

Em sua fala, a secretária destacou o papel fundamental da população para o sucesso das ações de promoção à saúde: “O objetivo do novo governo é dialogar permanentemente com os munícipes. Desejamos que a população seja nossa principal parceira na prevenção de doenças como Zika, Dengue, Chikungunya. Com o trabalho de educação em saúde realizado pelos servidores públicos, pretendemos mudar os índices de infestação do Aedes aegypti no município, que atualmente estão preocupantes”, revelou.

Estandes e ginástica
Na programação do Dia D de Combate ao Aedes aegypti consta ainda a atuação de fiscais sanitários promovendo orientações nos estabelecimentos comerciais. Na praça principal do bairro, serão montados estandes para divulgação dos serviços públicos, como o Centro de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest). Será promovida ginástica laboral e aferição de pressão e de Índice de Massa Corporal, além da oferta de chá pela Farmácia Verde e apresentações de música e danças feitas pelos moradores.
A coordenadora do Serviço de Convivência da União de Defesa da Comunidade do Bom Jardim (UDCBJ), Maria da Penha Andrade Cruz, que participou do encontro no gabinete da Saúde, nesta quinta, falou de sua satisfação com a iniciativa da Prefeitura: “Fazia muito tempo que a gente não era convidado a participar de reuniões que significassem benefício para o nosso bairro. Também não tinha conhecimento que o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti estivesse tão alto no Bom Jardim. Vamos mobilizar os empresários, as famílias da comunidade para abrir a porta das suas casas e lojas para receber os agentes de saúde. A Prefeitura de Ipatinga pode contar conosco nessa luta”, garantiu.

Veja onde acontece a programação do Dia D

1º dia: 24/04 – Praça Principal do Bom Jardim
2º dia: 25/04 – Praça Principal do Horto
3º dia: 26/04 – Praça José Fernandes de Souza, no bairro Esperança
4º dia: 27/04 – Caravelas, em frente à Unidade de Saúde
5º dia: 28/04 – Praça da Vila Celeste (próximo ao Cartório)

qui, 27/07/2017 - 13:13

Sargento PM atira em ex-mulher, mata advogado e suicida em Carbonita

Militar estava na corporação há 22 anos. Suspeita é de que ele não estaria aceitando o fim do casamento
qui, 27/07/2017 - 12:59

Nove dos 11 vereadores de Santa Bárbara são alvo de operação da PC

Cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (27); buscas acontecem na Câmara Municipal do município
qui, 27/07/2017 - 10:46

Programa Garimpando Oportunidades busca estimular o desenvolvimento do Vale do Aço

Prefeitos do Vale do Aço se reuniram com a empresa para reafirmar o compromisso com o programa
qui, 27/07/2017 - 10:01

Ex-integrante do Pânico pede dinheiro em bares para sobreviver

Zina passa por momento difícil e mora como mendigo nas ruas do Rio de Janeiro